Como funciona a lavagem de dinheiro? Entenda a prática criminosa

A prática do crime de lavagem de dinheiro pode resultar em pena de 3 a 10 anos de prisão

Anúncio


Como funciona a lavagem de dinheiro – A lavagem de dinheiro é um tema bastante recorrente nos canais de notícias brasileiros. No entanto, muitas pessoas desconhecem alguns detalhes dessa prática criminosa. Então, hoje (02/03) no Blog Guia do Ex-Negativado, falaremos como funciona a lavagem de dinheiro e outros detalhes. Confira!

O que é lavagem de dinheiro 

A lavagem de dinheiro é um ato que envolve ocultar a origem ilícita de bens e ativos financeiros. Em outras palavras, trata-se de crime financeiro relacionado a atividades em que os recursos gerados a partir de atividades ilícitas aparecem legitimamente.  

Nos últimos anos, a comunidade internacional tem feito grandes esforços para combater esses crimes.

No Brasil, por sua vez, a Lei nº 7.492, de 16 de junho de 1986, descreve esse crime financeiro. Além de penitenciar os que auxiliam nesse processo, aqueles que cometem tais crimes também serão severamente punidos, conforme aponta a Lei. Para esta prática, a pena é de 3 a 10 anos de prisão. 

Principais formas de lavagem de dinheiro 

Existem várias formas de lavar dinheiro. Veja a seguir, algumas delas: 

Continua depois da publicidade
Como funciona a lavagem de dinheiro
Como funciona a lavagem de dinheiro / Fonte: Canva Pro

Pequenas transferências de dinheiro online 

Esses tipos de transferências auxiliam na lavagem de dinheiro realizando operações com pequenas quantias para diferentes contas (geralmente pessoas ou empresas laranjas). Esses valores não levantam suspeitas de fiscalização e são muito frequentes. 

Continua depois da publicidade

Empresa laranja 

Uma empresa laranja é composta por pessoas que fornecem nomes e dados pessoais, como fundos de previdência e contas bancárias. 

Dessa forma, ocorre o registro de bens como imóveis e empresas, permitindo a fuga de fiscalizações, a sonegação de impostos ou a transferência de grandes somas de corrupção. 

Muitas vezes, essa prática está associada a crimes de políticos e grandes empresários que danificam o patrimônio público por meio de suborno, peculato e sonegação de impostos. 

Ativos valiosos 

A utilização de bens valiosos como obras de arte e joias é um dos métodos mais comuns de lavagem de dinheiro. Aqueles que vendem esses itens raramente são desafiados por transações bancárias. 

Isso ocorre porque é difícil colocar um preço em uma pintura ou escultura. Dessa forma, em muitos casos, o valor é determinado pelo mercado e pela reputação do autor.  

Paraísos fiscais 

Os paraísos fiscais são países com rígido sigilo bancário e leis mais “relaxadas” sobre a movimentação de contas pessoais e corporativas.  

Logo, essas ideias se tornaram ideias reais para pessoas que queriam se envolver em lavagem de dinheiro e, uma vez nesses lugares, a lavagem de dinheiro era muito difícil de rastrear.  

Então, criminosos abrem empresas nesses lugares e transferem sua renda para lá, depois reinvestem no Brasil de forma “limpa”. 

Por fim, agora que você já sabe como funciona a lavagem de dinheiro, descubra tabém como é morar nos EUA e outros detalhes como emprego e visto. Confira no vídeo abaixo.

MORAR NOS EUA? Em entrevista brasileiro MANDA REAL SOBRE SAÚDE, EMPREGO, VISTO e muito mais

Por ser referência como maior potência econômica do mundo, é comum pessoas do mundo todo migrarem para os Estados Unidos. Entre os brasileiros, claro, essa também sempre foi uma tendência. Mas para aproveitar as oportunidades e viver o “sonho americano” da melhor forma, é preciso uma boa adaptação.

Quando trata-se de um lugar completamente novo, vale a pena procurar fazer uma leitura do contexto para, assim, evitar futuros problemas. Nesse sentido, é fundamental saber como sobreviver e conviver com outros moradores desse país, uma vez que questões culturais são diferentes da nossa. Então, veja o vídeo e saiba a real sobre saúde, emprego, visto americano e muito mais.

 

Carregando comentários aguarde...
...
...