Como juntar dinheiro para comprar um imóvel? Anote essas dicas

É claro que uma aquisição gigante não poderia acontecer do dia para a noite, mas com as dicas certas, é possível garantir um prazo mais razoável para efetivação da compra

Anúncio


Como juntar dinheiro para comprar um imóvel ─ Economizar e fazer o dinheiro render é uma forma de garantir que os sonhos se concretizem mais cedo. Nesta data (14/02), o Guia do Ex-Negativado aponta as principais dicas para guardar dinheiro e alcançar o sonho da casa própria o quanto antes.

Como juntar dinheiro para comprar um imóvel

Antes de qualquer coisa, o ideal é ter alguém em quem você confie que possa ajudar a manter suas despesas baixas. Se você e seu parceiro estão economizando em contas separadas, pode ser uma boa ideia criar um sistema de prestação de contas.

Não estamos falando de punição por comprar a camisa que você deveria ter, mas essa pessoa está lá para ajudá-lo a permanecer no caminho certo e lembrá-lo de seu objetivo final quando as coisas ficam difíceis ou você precisa avaliar os prós e contras de uma compra.

Reduza suas despesas

Limitar suas despesas é essencial para poder comprar sua casa o mais rápido possível. Dê uma olhada em seu extrato bancário a cada semana e destaque as coisas em que você gastou dinheiro e que não deveria ou não precisava fazer. Esta etapa importante ajudará você a ver para onde está indo seu dinheiro suado e quanto você poderia ter economizado se redirecionasse esses fundos.

Defina seu orçamento

Depois de consultar o seu extrato bancário, você já sabe onde estão as despesas essenciais do seu orçamento. Use um aplicativo de orçamento ou até mesmo uma planilha confiável do Excel para calcular seu orçamento, tendo essas coisas como ponto de partida.

Continua depois da publicidade

Esses itens essenciais são coisas como aluguel, contas e comida. O que resta são as economias potenciais que poderiam ser alocadas ao seu alojamento.

Continua depois da publicidade

Veja também: 4 truques para gastar menos dinheiro no dia a dia e fazer boa economia

Acompanhe seus gastos

Como juntar dinheiro para comprar um imóvel
Como juntar dinheiro para comprar um imóvel / Foto: Canva Pro

Muitas pessoas não usam dinheiro hoje em dia, então não acompanham seus gastos tão de perto quanto costumavam. Depois de definir alguns orçamentos, como um orçamento de entretenimento, por exemplo, toda semana, retire esse valor apenas em dinheiro e veja se isso melhora seus gastos.

Isso ajudará você a manter seus gastos sob controle se algo for mais do que você tem no bolso, você simplesmente não pode tê-lo.

Examine seu orçamento

Estabelecidos os elementos orçamentais essenciais, é tempo de os analisar com maior profundidade. Considere o seu aluguel por exemplo: existe uma maneira de economizar mais? Está na hora de encontrar um colega de quarto ou até mesmo voltar a morar com seus pais para economizar mais dinheiro?

A assinatura de telefone ou Internet é mais do que você realmente precisa? Você poderia reduzir este plano para um nível mais baixo? Você compra alimentos a granel quando possível e compra em lojas de baixo custo?

Fazer um inventário de seus itens essenciais e onde você pode gastar demais é uma parte fundamental para aumentar suas economias e será um bom hábito quando você for dono de sua nova casa.

Aumente suas economias

Decidir onde colocar suas economias à medida que se acumula é uma grande decisão e há muitas opções a serem consideradas.

Obtenha uma conta poupança com juros altos. Isso tem duas vantagens principais. Primeiro, ele retira dinheiro da sua conta principal para que você não fique tentado a gastá-lo.

Invista suas economias

Você pode considerar investimentos como ações que podem aumentar a economia que você tem se o preço das ações subir. Essa opção é, então, mais arriscada, no entanto, e pode ser mais adequada para uma abordagem de poupança de longo prazo, 1-2 anos, onde você será menos sensível às flutuações do mercado e poderá sacar seu investimento a longo prazo.

Conclusão

Acima de tudo, lembre-se, portanto, de ser realista. Economizar para comprar uma casa é, então, uma maratona, não um sprint, então defina mini metas ao longo do caminho e recompense-se por alcançá-las. Isso ajudará, por conseguinte, a mantê-lo motivado para alcançar seu próximo mini objetivo no caminho para o objetivo final.

Veja também: Saiba como economizar para comprar um apartamento

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Carregando comentários aguarde...
...
...