Confira 5 dicas para controlar os gastos com cartão de crédito e economizar de verdade

Use o cartão com sabedoria e fique livre de dívidas

Se tem uma forma de pagamento que pode ser uma verdadeira aliada nas finanças é o cartão de crédito. Isso porque ele facilita o dia a dia, oferece melhores condições de parcelamento e também garante algumas vantagens na utilização. No entanto, ele também pode ser um verdadeiro problema quando usado de forma desenfreada. Tendo isso em vista, o Blog Guia do Ex-Negativado do Folha Go preparou nessa quinta-feira (21/10) 5 dicas para controlar os gastos com cartão de crédito.

Dessa forma, se você quer economizar uma grana, mas se enrola com o cartão de crédito, saiba que é mais que possível ter o cartão a seu favor; saiba agora mesmo como!

5 dicas para controlar os gastos com cartão de crédito

Na hora de economizar, uma única regra se destaca das demais: não gaste mais do que você ganha. Não importa qual a sua renda, viver de acordo com a sua realidade financeira certamente vai te ajudar a honrar com as contas e fazer o seu tão sonhado pé de meia.

Contudo, muita gente acaba se enrolando com o cartão de crédito por conta da falsa ilusão que ele proporciona. Afinal de contas, a gente acredita que ter crédito é como ter dinheiro e não é bem assim.

Assim sendo, para não fazer mau uso dessa ferramenta super interessante, confira agora mesmo 5 dicas para controlar os gastos com cartão de crédito.

Leia ainda: Vale a pena ter um cartão de crédito se você quer economizar? Confira agora mesmo dicas fundamentais

1. Não tenha um limite superior ao seu salário

Confira 5 dicas para controlar os gastos com cartão de crédito e economizar de verdade
Confira 5 dicas para controlar os gastos com cartão de crédito e economizar de verdade – Imagem: Canva Pro

Mesmo a pessoa mais consciente financeiramente falando pode não resistir a uma compra porque ainda tem limite no cartão de crédito.

Se o seu limite é maior do que a sua renda, muito provavelmente você terá problemas para administrar essa contradição; então, limite ideal é aquele abaixo do seu salário.

2. Planeje

Todo plano a médio e longo prazo precisa ser bem pensado. Por isso, planeje de que forma você vai usar o seu cartão de crédito, quais compras fará com ele.

Evite, desse modo, parcelamentos e pagamento de contas obrigatórias. Com relação às compras por impulso e desnecessárias, abandone-as de vez!

3. Acompanhe seus gastos

Verifique sempre o valor da sua fatura ao longo do mês, isso vai te ajudar a saber o quanto ainda pode ser gasto.

Determine até quanto pode gastar (de acordo com a sua realidade) e não gaste mais do que pode pagar, mesmo se o fechamento da fatura ainda estiver longe. Imponha limites a si própria(o)!

4. No máximo, dois cartões

Quanto mais cartões de crédito, talvez mais gastos. Reduza a quantidade e concentre as compras em apenas um, no máximo dois. Dessa forma, você pode aproveitar melhor os programas de pontos e cashback.

5. Não atrase o pagamento da fatura

Fatura atrasada é sinônimo de ter que pagar mais. Revise sempre seus gastos para evitar que a sua fatura fique muito cara e você não consiga pagar integralmente e na data de vencimento.

Leia agora: Conheça os princípios da Educação Financeira: um jeito simples de mudar de vida e usar bem o dinheiro

GANHAR DINHEIRO NA INTERNET: Kwai dá R$ 200 POR SEMANA para quem busca renda extra

Quem busca renda extra na Internet, pode encontrar nos aplicativos uma boa saída. E nesse sentido, um app que vem ganhando cada vez mais espaço, é o Kwai, aplicativo móvel de compartilhamento de vídeos.

Com sua sede em Pequim, na China, a empresa existe desde 2011. No entanto, foi neste ano de 2021que estourou aqui no país.

Considerado como um dos aplicativos de maior sucesso do momento, o Kwai é o maior rival do TikTok, no mercado de plataformas de vídeos curtos e recompensas em dinheiro.

O Guia do Ex-Negativado não tem ligação com bancos ou qualquer outra instituição financeira do mercado. Nosso objetivo neste espaço é o de, unicamente, levar aos nossos leitores informações confiáveis no contexto da relação humana com o dinheiro e da cidadania. Em sendo assim, tópicos como finanças pessoais, oportunidades de mercado, direitos e deveres do consumidor estarão presentes permeando nosso conteúdo. Acreditamos que seja sim possível ajudar no processo de desenvolvimento da educação financeira, e, por conseguinte, na construção de um espírito crítico do cidadão. No entanto, vale também a ressalva, de que nada publicado neste Blog constitui em uma recomendação pessoal de investimento. Caberá, desse modo, a quem deseja investir, tomar suas próprias decisões em relação às estratégias financeiras a serem adotadas em sua vida pessoal e profissional. Dúvidas ou sugestões? Entre em contato conosco: E-mail: contato@guiadoexnegativado.com.br Telefone: (31) 3500-2894
Comentários
Loading...