Conheça as principais diferenças entre home office e trabalho remoto

Além de necessário no período da pandemia, o trabalho à distância é uma tendência global que tende a ganhar cada ve mais adeptos nos próximos anos

Anúncio


Diferenças entre trabalho remoto e home office – Além de ser uma tendência, muitas empresas precisaram adotar o trabalho remoto e home office no período da pandemia. Embora pareça a mesma coisa,  esses dois termos possuem sentidos diferentes. Sendo assim, falaremos hoje (26/02) no Blog Guia do Ex-Negativado, as principais difereças entre trabalho remoto e home office e outras infomações úteis. Confira!

Principais diferenças entre home office e trabalho remoto

Trabalho remoto é prestação de serviços feita remotamente. Ou seja, quando o funcionário ou freelancer não está trabalhando no escritório corporativo. Ele pode estar em outra cidade, em casa ou qualquer outra região do mundo. 

Nesse sentido, existe a Lei 13.467/2017 que prevê a prática do teletrabalho e cumprimento de algumas regras por parte do trabalhador e da empresa contratante. 

Já no home office, a maior parte do trabalho ocorre necessariamente em casa e costuma ser realizado por profissionais autônomos como os freelancers. 

Diferenças entre trabalho remoto e home office
Diferenças entre trabalho remoto e home office/ Fonte: Canva Pro

Sendo assim, a  modalidade home office é um tipo de trabalho remoto, mas nem todo trabalho remoto é home office. Ficou confuso(a)? Então, iremos citar três principais diferenças entre esses termos para facilitar o entedimento:

Continua depois da publicidade

Ambiente de trabalho 

Home office: o trabalhador exerce suas atividades em casa.

Continua depois da publicidade

Trabalho remoto: é possível trabalhar em outros ambientes da própria empresa, restaurante, hotéis entre outros. 

Estrutura física

Home office: pode compreender todos os ambientes da casa. Nesse sentido, o trabalho pode ser executado em locais como sala, quarto, além da exposição a barulhos externos e sujeito a interrupções de familiares. 

Trabalho remoto: geralmente são locais que favorecem a concentração e a execução dos serviços, como escritórios coworking, bibliotecas entre outros.  

Interação presencial  

Home office: não há interação física com outros colaboradores e a comunicação com outros trabalhadores costuma ser mais objetiva e restrita. 

Trabalho remoto: a empresas podem organizar eventos e reuniões presenciais com os funcionários. Além disso, nesse formato de trabalho é possível construir relacionamentos com empresas e trocar ideias constantemente com equipes enquanto trabalha remotamente 

Anywhere office: um novo conceito de trabalho remoto 

Pode-se dizer que a modalidade Anywhere office é um novo conceito de home office e trabalho remoto,  funcionando como uma modalidade mais aperfeiçoada de trabalho à distância. 

O termo significa “trabalhar de qualquer lugar”. Nesse formato, a eficácia do trabalho não deve ser medida pelo tempo gasto no escritório, mas pelos resultados alcançados.

Assim, esse é um modelo que permite aos funcionários realizar suas tarefas e exercer suas funções profissionais em qualquer lugar: seja em uma cafeteria ou em um escritório corporativo. 

Aqui, é preciso ressaltar a importância de ter um espaço de trabalho bem configurado para que as pessoas possam realizar suas atividades com o mínimo de conforto.

Afinal, não importa onde o funcionário esteja, ele precisa de acesso rápido a todas as ferramentas necessárias para fazer seu trabalho de forma adequada e se integrar com colegas e gestores. 

Por fim, agora que você já sabe as principais diferenças entre trabalho remoto e home office, descubra também como consultar o seu CPF no SPC e Serasa gratuitamente. Confira no vídeo abaixo.

Aprenda CONSULTAR SEU CPF no SPC e Serasa [Grátis] e AUMENTAR SCORE de crédito

Carregando comentários aguarde...
...
...