Conheça os princípios da Educação Financeira: um jeito simples de mudar de vida e usar bem o dinheiro

Saiba como a Educação Financeira atua na melhoria de vida e bem-estar

Anúncio


Dinheiro é bom e todo mundo gosta, porém nem todo mundo sabe utilizá-lo. Mas calma, essa falta de conhecimento financeiro não é nossa culpa, visto que ninguém nos ensina, de forma séria e profissional, a como se deve usar dinheiro. Contudo, o momento é ideal para falarmos sobre o assunto. Nesse contexto, o Blog Guia do Ex-Negativado do Folha Go preparou nessa quarta-feira (20/10) essa matéria sobre os princípios da Educação Financeira.

Assim sendo, veja de que forma a Educação Financeira atua na nossa vida nos ensinando a como utilizar o nosso dinheiro de forma mais consciente para que seja possível mudar de vida, não se endividar e poder usufruir de tudo.

Princípios da Educação Financeira

A Educação Financeira é um conceito chave e super importante nas finanças pessoais. Ela determina que não importa a renda, se baixa ou alta, com atitudes conscientes é possível pagar as contas em dia, não se endividar e ainda fazer um pé de meia.

O erro mais comum é gastar mais do que ganha, e isso acontece não apenas quando se ganha um salário baixo, mas também quando a renda é alta.

Desse modo, a Educação Financeira é um conjunto de conhecimentos que são adquiridos ao longo do tempo na prática, sobre como utilizar bem o seu dinheiro, fazendo escolhas acertadas e não comprometendo todo o seu rendimento no pagamento de contas.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, para entende rum pouco melhor sobre o assunto, conheça os 4 princípios que norteia Educação Financeira.

Continua depois da publicidade

Leia também: Como economizar dinheiro em 2021: confira dicas para não entrar o ano novo no vermelho

Conheça os princípios da Educação Financeira: um jeito simples de mudar de vida e usar bem o dinheiro
Conheça os princípios da Educação Financeira: um jeito simples de mudar de vida e usar bem o dinheiro – Imagem: Canva Pro

Controle e planejamento

Se você é o tipo de pessoa que compra as coisas por impulso, certamente tem uma atura alta, muitas vezes até maior do que a sua renda, não é mesmo?

Pois bem, pessoas inteligentes que usam bem o dinheiro, pensam duas, três, quatro vezes antes de comprar alguma coisa, levando diversos pontos em consideração: é necessário? Estou mesmo precisando? Já não tenho alho parecido? Não posso esperar mais tempo para adquirir?

Disciplina e foco

Quem nunca foi até o supermercado ou farmácia comprar m único item e voltou com “coisinhas”? Aparentemente inofensivas, todas elas custam dinheiro.

Para praticar a Educação Financeira é preciso ter disciplina e foco, estabelecer limites e não gastar com qualquer coisa.

Se precaver

A vida não tem um roteiro, por isso, imprevistos acontecem aos montes. Dessa forma, é importante economizar e literalmente guardar dinheiro.

Faça depósitos de reserva sempre que possível e trace como meta todos os meses guardar uma determinada quantia. utilize-a apenas em situações de emergência.

Satisfação a longo prazo

Contas pagas, tudo em dia, sem preocupações com as finanças e dinheiro reserva bem aplicado… é o sonho de muita gente e que é mais que possível quando se utiliza dinheiro como um bem valioso, como ele é de fato.

A satisfação em praticar a Educação Financeira se dá a longo prazo, quando você percebe que pode viver mais tranquilamente e bem, além de realizar o que deseja porque foi prudente no passado.

Leia ainda: Já ouviu falar sobre Educação Financeira? Saiba por que é tão importante para ter uma vida sem apertos

GANHAR DINHEIRO NA INTERNET: Kwai dá R$ 200 POR SEMANA para quem busca renda extra

Quem busca renda extra na Internet, pode encontrar nos aplicativos uma boa saída. E nesse sentido, um app que vem ganhando cada vez mais espaço, é o Kwai, aplicativo móvel de compartilhamento de vídeos.

Com sua sede em Pequim, na China, a empresa existe desde 2011. No entanto, foi neste ano de 2021que estourou aqui no país.

Considerado como um dos aplicativos de maior sucesso do momento, o Kwai é o maior rival do TikTok, no mercado de plataformas de vídeos curtos e recompensas em dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...