Cursos online de finanças pessoais: conheça 5 opções gratuitas

Cursos ajudam a cuidar do próprio dinheiro

Saber gerir o próprio dinheiro é uma necessidade, mas em muitos casos é visto como um fator de dificuldade. Até porque, na maioria das famílias o tema educação financeira não é tão abordado, da mesma forma como nem sequer é citado em muitas escolas. Por essa razão, listamos hoje (04/10) 5 opções de cursos de finanças pessoais grátis.

O primeiro passo para ter um futuro financeiro estável e conseguir fazer planos é saber como realizar a gestão correta do seu dinheiro.

Assim, estará preparado tanto para aproveitar o futuro, como também preparado para eventuais momentos de crise.

Tendo esses fatores em vista, confira abaixo uma lista de cursos feitos por instituições consagradas e importantes no cenário nacional.

Cursos de finanças pessoais grátis: conheça 5 opções
Cursos de finanças pessoais grátis: conheça 5 opções (Foto: Canva Pro)

5 cursos de finanças pessoas grátis que você pode começar a fazer hoje mesmo!

Os cursos que serão apresentados abaixo são todos gratuitos e que são oferecidos através de plataformas digitais, através do método EAD (Ensino à Distância).

Cada curso possui um certificado que será emitido em nome do participante após a conclusão da carga horária completa.

Gestão de Finanças Pessoais (Banco Central)

O Banco Central é a maior autoridade financeira do país e, sendo assim, possui toda a credibilidade possível para tratar sobre finanças.

Há dois cursos grátis voltado para esse tema no Bacen e um deles visa orientar as pessoas sobre como gerir suas finanças, em um curso totalmente gratuito, apresentado por vídeos animados, com carga horária de 20 horas.

O público-alvo é toda sociedade. Basta realizar a inscrição através do próprio site do Banco Central (bcb.gov.br). Após se inscrever, o participante tem 30 dias para completar o curso.

Formação de Multiplicadores da Série “Eu e Meu Dinheiro” (Banco Central)

Já o segundo curso gratuito voltado para gestão financeira do Banco Central tem o objetivo de sensibilizar os participantes acerca da importância de gerir bem seus recursos.

O público-alvo também é toda a sociedade, com carga horária de 10 horas. Depois que a inscrição é feita no mesmo site citado acima, é necessário cumprir o curso em até 30 dias.

Como organizar o orçamento familiar (FGV)

O curso criado pela Faculdade Getúlio Vargas promete ensinar sobre a identificar seu próprio perfil financeiro, planejar e organizar suas finanças para não sofrer no futuro.

Gratuito, o curso tem como público-alvo toda a sociedade a partir de 18 anos. Porém, é recomendado justamente para estudantes do Ensino Médio e Superior, professores da rede pública e privada de ensino e outros profissionais.

Basta preencher sua inscrição no site da FGV (educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/). A carga horária é de 12 horas.

Como gastar conscientemente (FGV)

Mais um curso desenvolvido por professores capacitados da Faculdade Getúlio Vargas, sem nenhum tipo de custo ou processo seletivo.

Ao fim do curso, o participante deverá estar pronto para responder perguntas do tipo “eu preciso ou eu quero isso?”, “por que devo administrar meu dinheiro?”, o consumo me faz feliz?” entre outras.

A ideia é de justamente conscientizar os participantes sobre a melhor forma de usar o dinheiro.

O público-alvo é o mesmo citado no curso acima, porém a carga horária é de até 8 horas para a conclusão.

Fundamentos de finanças (FGV)

Mais um curso da FGV que deve servir como complemento para os cursos listados logo acima, uma vez que possui o mesmo público-alvo.

No entanto, nesse curso os professores esperam que o participante adquira entendimento sobre conceito de finanças e geração de valor, além de visão detalhada sobre as funções de um gestor financeiro.

Sua carga horária é de 5 horas.

FGTS liberado em 15 bancos: Entenda de vez como contratar empréstimo com o FGTS

Você sabia que é possível contratar empréstimo com o FGTS? Essa opção tem sido interessante para brasileiros que buscam começar um negócio próprio, trocar uma dívida mais cara por uma mais barata ou, quem sabe, investir em qualquer outro projeto particular. Saiba mais detalhes sobre o assunto assistindo ao vídeo abaixo:

O Guia do Ex-Negativado não tem ligação com bancos ou qualquer outra instituição financeira do mercado. Nosso objetivo neste espaço é o de, unicamente, levar aos nossos leitores informações confiáveis no contexto da relação humana com o dinheiro e da cidadania. Em sendo assim, tópicos como finanças pessoais, oportunidades de mercado, direitos e deveres do consumidor estarão presentes permeando nosso conteúdo. Acreditamos que seja sim possível ajudar no processo de desenvolvimento da educação financeira, e, por conseguinte, na construção de um espírito crítico do cidadão. No entanto, vale também a ressalva, de que nada publicado neste Blog constitui em uma recomendação pessoal de investimento. Caberá, desse modo, a quem deseja investir, tomar suas próprias decisões em relação às estratégias financeiras a serem adotadas em sua vida pessoal e profissional. Dúvidas ou sugestões? Entre em contato conosco: E-mail: contato@guiadoexnegativado.com.br Telefone: (31) 3500-2894
Comentários
Loading...