Dívidas que podem ser protestadas; entenda os trâmites financeiros

Algumas restrições podem sofrer protesto e os consumidores devem recorrer à correção

Anúncio


Dívidas que podem ser protestadas ─ Muitas pessoas se perguntam quais são as dívidas que podem ser protestadas, já que com a pandemia e o aumento do desemprego no país, muitos brasileiros perderam sua fonte de renda. Nesta data (21/02), o Guia do Ex-Negativado explica as possíveis consequências sobre o acúmulo de dívidas.

Quais são as dívidas que podem ser protestadas

Devido a pandemia e perda de emprego, não recebendo o salário, muitos consumidores tiveram o acúmulo de dívidas, que podem protestar em cartório.

Se tem uma coisa que deixa qualquer um sem sono é o protesto contra o nome, pois além de sujá-lo na praça, acompanha algumas restrições financeiras que podem ser uma dor de cabeça.

Para aqueles que estão nessa situação, dividimos tudo o que você precisa saber sobre dívida de protesto e como corrigi-la.

O que é um protesto

As dúvidas controversas são aquelas em que empresas ou mesmo pessoas físicas se registram como não remuneradas. Esse ato de registrar uma dívida é chamado de protesto.

Continua depois da publicidade

Após o protesto, o nome do devedor ficou sujeito a restrições de crédito. Você pode usar o site do Centro de Protesto para descobrir se está nessa situação.

Continua depois da publicidade

O que acontece se eu não pagar a dívida de protesto

Como explicamos acima, se o inadimplente não puder pagar as dívidas que podem ser protestadas, não poderá obter algum crédito, regular e financiar imóveis, nem mesmo se inscrever em licitações públicas.

Nesse caso, é importante tentar priorizar as dívidas mais problemáticas e conseguir quitá-las o mais rápido possível. Se você, então, não tiver certeza de como fazer isso, é possível seguir o passo a passo, abaixo.

Veja também: 4 opções de cartão de crédito que aceitam negativados; confira

Como pagar dívidas que podem ser protestadas

Quais são as dívidas que podem ser protestadas
Quais são as dívidas que podem ser protestadas – Foto: Canva

Com o desenvolvimento dos serviços de internet, quase tudo que você precisa para quitar as dívidas que podem ser protestadas pode ser feito online. Aqui está um guia passo a passo sobre como fazer isso:

O primeiro passo é descobrir qual é o título e em qual Cartório de Protesto ele é protestado;
Você pode obter essas informações visitando o site do Cenprot;
Consulte sua previdência no site do emDia e veja se há ofertas disponíveis para o pagamento da dívida protestada. É importante sempre tentar negociar para resolvê-lo nos melhores termos possíveis;

Se você encontrou um ótimo negócio, mas não tem dinheiro para pagar, veja se vale a pena pegar um empréstimo para pagar sua dívida.

Peça ao credor um formulário de consentimento (uma declaração do credor autorizando o cancelamento do protesto);
Use um site como o Cenprot ou vá pessoalmente ao cartório para retirar o protesto do seu nome.

Após enviar seu consentimento, portanto, o cartório enviará as informações de pagamento da dívida para empresas como emDia e Serasa.

Veja também: SPC e Serasa são a mesma coisa? Entenda o que é cada um

Como DIMINUIR O VALOR DA FATURA do seu cartão de crédito SEM GASTAR SEU DINHEIRO

Carregando comentários aguarde...
...
...