Emprestar dinheiro para amigo: conheça estratégias para não perder seu suado dinheiro

Quando um amigo ou familiar está passando por aperto financeiro, é comum que ele peça ajuda a alguém próximo. Entretanto, em algumas situações, o dinheiro pode estragar o relacionamento.

Anúncio


Você já teve que emprestar dinheiro para amigo ou algum familiar? Pois é, esse tipo de coisa é bastante comum. No entanto, antes de emprestar dinheiro para algum amigo ou mesmo familiares, uma série de cuidados precisam ser colocadas em perspectiva. Afinal de contas, ninguém quer perder seu suado dinheiro, não é mesmo?! Nesta data (10/04), o Guia do Ex-Negativado apresenta dicas para evitar ficar sem seu recurso financeiro.

Emprestar dinheiro para amigo

Quando um amigo ou familiar está passando por aperto financeiro, é comum que ele peça ajuda a alguém próximo. Entretanto, em algumas situações, o dinheiro pode estragar o relacionamento.

Existem algumas dicas para evitar emprestar dinheiro para amigo que podem auxiliar nessa situação. De acordo com o UOL, emprestar dinheiro desencadeia um desequilíbrio de poder e confiança entre as pessoas.

Antes de emprestar o valor solicitado, portanto, é importante perguntar onde ele será utilizado. Até mesmo os bancos, em determinadas situações, realizam essa pergunta antes de disponibilizar o empréstimo. Afinal, em algumas situações, como bens de consumo, o dinheiro pode ser desperdiçado.

Antes de conceder o dinheiro, pense bem sobre o assunto

Antes de conceder o dinheiro para o amigo, é importante pensar bem. Avalie todos os prós e contras da situação. E, acima de tudo, verifique se realmente possui o valor disponível.

Continua depois da publicidade

Caso contrário, mesmo que tenha pouco dinheiro guardado, diga que o valor é emergencial, mas gostaria de ajudar de outra forma. Ou diga que o empréstimo da quantia não é uma possibilidade no momento.

Continua depois da publicidade

Entretanto, se existir recursos disponíveis, é fundamental levar em consideração o caráter da pessoa. Avalie se o dinheiro será devolvido novamente e, além disso, se existe alguma garantia ou condições.

Não raro, pessoas acabam entrando numa fria por não agirem racionalmente nesses momentos. Acabam, inclusive, vendo o CPF ficar restrito em órgãos de proteção ao crédito.

Veja também: Empréstimo pessoal da Provu: promessa de crédito sem garantia e até acima dos R$ 50 mil

Crie um contrato para a proteção

Emprestar dinheiro para amigo
Emprestar dinheiro para amigo – Imagem: Canva Pro

Para que a situação do empréstimo funcione, busque por soluções legais. Ou seja, crie um contrato com assinatura.

Mesmo que o cenário pareça extremo, é importante realizar esse procedimento para a própria proteção. Inclusive, para que o outro lado perceba que o recurso poderá fazer falta em caso de não pagamento.

O que está escrito no contrato vale muito, principalmente para evitar desgastes e custos adicionais. Neste documento, é possível citar qual é o prazo de pagamento do valor, assim como os juros que serão cobrados.

Dependendo do valor emprestado, vale a pena entrar em contato com um advogado, aumentando ainda mais a segurança. Entretanto, tudo depende, principalmente, do caráter da pessoa que lhe pede.

O que fazer quando não pagarem

Quando o contrato é feito com um documento, é possível recorrer ao judiciário para resolver esse problema.

O processo para comprovar que existiu o empréstimo será complicado, mas é possível encontrar provas em mensagens eletrônicas. Além disso, é possível recorrer às transferências bancárias e depósitos.

Lembre-se de manter a relação o mais amistosa possível. Ou seja, antes de recorrer aos meios jurídicos, tente resolver a situação conversando amigavelmente.

É importante receber da pessoa, mesmo que o pagamento seja feito em parcelas.

Veja também: Empréstimo para negativado da Crefisa: veja como contratar e a nota no Reclame Aqui

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

O sonho de muitos brasileiros é conhecer novas regiões. Entretanto, a maioria não consegue realizá-lo pelos altos valores, especialmente agora com inflação nas alturas.

No entanto, é importante ressaltar que a construção de um bom planejamento envolvendo hospedagem, alimentação e transporte, pode ser a solução pra muita gente!

Com esse planejamento em vista, e, claro, com uma boa escolha por regiões com preços mais acessíveis, o plano de fazer aquela sonhada viagem pode sair do papel.

No vídeo que preparamos, damos dicas vitais para quem quer economizar, e elencamos lugares exuberantes dentro do território nacional. Confira!

Carregando comentários aguarde...
...
...