Já ouviu falar sobre Educação Financeira? Saiba por que é tão importante para ter uma vida sem apertos

Confira os benefícios da Educação Financeira e veja como é fundamental gerir bem as finanças pessoais

Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Não há quem deseje ter uma vida sossegada com relação às finanças, não é mesmo? A estabilidade profissional é um sonho unânime, mas muitas vezes entendida de forma errada. Isso porque é possível ter uma vida sem apertos mesmo ganhando pouco e com contas para pagar. Tendo isso em vista, o Blog Guia do Ex-Negativado do Folha Go preparou nessa sexta-feira (15/10) essa matéria que vai te ajudar a entender sobre o conceito de Educação Financeira.

Já ouviu falar sobre? Certamente sim, visto que esse é um tema de grande importância independente da classe social ou faixa de renda. Confira, portanto, o que é Educação Financeira, seus principais objetivos e benefícios.

Educação Financeira: uma vida nos trilhos

O conceito de Educação Financeira não é novo. Ele consiste na capacidade que determinado indivíduo tem de utilizar seus recursos de forma consciente e de acordo com a sua realidade.

Desse modo, não importa qual é a renda, a Educação Financeira entra para auxiliar nas finanças pessoas, na medida em que a pessoa consegue pagar as contas e ainda se planejar para o futuro. Como? Guardando dinheiro e investindo.

O ideal é que se comece a ter a consciência de que não se deve gastar mais do que se ganha bem cedo. Contudo, sabemos que nem sempre é possível mudar um comportamento de consumismo desenfreado e falta de planejamento financeiro de uma hora para outra, mas deve-se colocar em prática os temas chaves da Educação Financeira: poupar, gastar somente o necessário e administrar bem a renda.

Continua depois da publicidade

Por que tudo isso é importante? Simplesmente porque a Educação Financeira permite que se viva melhor, sem apertos e preocupações como as contas serão quitadas no próximo mês, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Portanto, não se trata de enriquecer ou parar de gastar dinheiro, mas sim de escolher como e onde gastar, sempre com a meta de economizar para ter um pé-de-meia.

Leia também: Como economizar dinheiro ganhando 1.500 reais? Confira dicas para administrar bem o seu salário

Benefícios da Educação Financeira

Além de fazer com que a pessoa se torne mais consciente e responsável com as suas finanças pessoais, a Educação Financeira garante outros benefícios; tome nota:

  • Melhora a qualidade de vida – imagine só uma pessoa que trabalha 8 horas por dia durante 6 dias por semana, recebe o salário e gasta todo com contas, passando o resto do mês sem dinheiro? Parece absurdo, mas essa é a realidade de muitos brasileiros. Com a Educação Financeira, esse indivíduo entende que algo está errado e começa a usar o salário de forma mais consciente e ficando mais tranquilo, pois paga as contas e ainda sobra dinheiro;
  • Ajuda na saúde e bem-estar – pessoas inadimplentes tendem a desenvolver ansiedade e depressão. Quem administra bem suas finanças vive mais tranquilo, tem uma vida mais confortável e segura;
  • Garante boas oportunidades – quem não se planeja financeiramente falando, acaba pagando mais, pois perde oportunidades de descontos e preços mais acessíveis.

Leia ainda: Como organizar finanças pessoais se você tem cartão de crédito: confira dicas para manter o endividamento longe

SUMIU O EMPRÉSTIMO NUBANK? Entenda de vez o que tem acontecido

A opção de empréstimo Nubank sumiu de sua conta? Se a sua resposta for sim, saiba que você não é o único a passar por essa situação, em relação ao banco digital do cartão roxinho.

Mas por que isso acontece? Por que o dinheiro disponível na NuConta do Nubank desaparece assim tão de repente? É o que explicaremos, portanto, no vídeo de hoje!

O Nubank é considerado como maior banco digital do Brasil. Segue por uma rota de franco crescimento, sendo eleito pela revista Forbes como melhor banco em operação no país.

Carregando comentários aguarde...
...
...