O que é ser liquidado bitcoin? Entenda como funciona

Durante a etapa de liquidação, os bens do mundo físico são pagos e as pessoas que adquiriram a moeda virtual ganham uma quantia proporcional ao número de moedas compradas.

Anúncio


O que é ser liquidado bitcoin ─ Quando os ativos digitais estão em alta, é comum entrarmos em um período de liquidação dentro do mercado de investimentos. Durante esse tempo, as moedas “desaparecem” da conta do investidor, mas não há com que se preocupar. Nesta data (01/03), o Guia do Ex-Negativado explica tudo sobre o assunto.

O que é ser liquidado bitcoin

Mas o que é ser liquidado bitcoin? De forma simplificada, no decorrer desse período, as moedas digitais desaparecem da conta do investidor, que é um cliente da exchange que trabalha diretamente com esses ativos.

Durante a etapa de liquidação, portanto, os bens do mundo físico são pagos e as pessoas que adquiriram a moeda virtual ganham uma quantia proporcional ao número de moedas compradas.

Ou seja, a liquidação significa o encerramento do processo de venda e compra do ativo, onde o comprador passa os bens para o vendedor, considerando o montante negociado dentro do acordo.

Como funciona a liquidez de um bitcoin

Por se tratar de um ativo relativamente recente, é de se esperar, então, que o bitcoin não apresenta a mesma liquidez que os investimentos tradicionais. Quando falamos desse registro, estamos falando basicamente da busca pela moeda.

Continua depois da publicidade

Nesse caso, a liquidez tende a aumentar conforme a utilização do ativo e o número de negociações pelo mundo. Apesar de ser um número atrativo para um recém-chegado, a liquidez continua sendo uma das poucas desvantagens do bitcoin.

Continua depois da publicidade

No entanto, é importante lembrar que as transações eletrônicas estão ganhando mais espaço na vida dos consumidores, o que pode ser bastante vantajoso para quem pretende investir nas criptomoedas.

Veja também: Qual a melhor forma de investimento hoje? Veja as oportunidades

Por que a liquidez é importante?

O que é ser liquidado bitcoin
O que é ser liquidado bitcoin – Foto: Canva

Sempre que um investidor vai aplicar o seu dinheiro, procura um investimento que ofereça alta liquidez. Isso é fundamental, especialmente em reserva de emergência, que serve para cobrir os imprevistos financeiros do dia a dia.

Diante disso, de forma simplificada, um ativo com alta liquidez tende a trazer, então, retornos de forma mais rápida. Inclusive, algumas opções oferecem liquidez diária, sendo considerada uma das melhores vantagens de um investimento.

Com essas aplicações, é possível, portanto, fazer um resgate antecipado dos ganhos, o que não acontece em investimentos de renda fixa, por exemplo.

Quando a liquidez é um ponto importante

A liquidez não precisa ser uma vantagem a ser considerada, uma vez que depende das necessidades específicas de cada investidor. De forma geral, ela é fundamental apenas nos seguintes casos:

Planejamento de débitos pendentes;
Formação de reserva de emergência;
Formação de reserva de oportunidade;
Alcance de objetivos de curto prazo.

Veja também: Quanto vale 1 bitcoin em reais? Faça o cálculo e entenda o investimento

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Carregando comentários aguarde...
...
...