O que faz o bitcoin oscilar? Entenda os trâmites para iniciantes

Criptomoedas, em especial o bitcoin, são ativos muito voláteis, ou seja, oscilam de preço rapidamente.

Anúncio


O que faz o bitcoin oscilar? – Iniciantes no mundo das criptomoedas, muitas pessoas se assustam quando veem uma grande mudança de preço em curto prazo. Mas para acalmar os assustados com esse cenário, isso é natural, afinal criptomoedas como o bitcoin são voláteis. Nesta data (05/03), o Guia do Ex-Negativado explica a oscilação.

O que faz o bitcoin oscilar?

Criptomoedas, em especial o bitcoin, são ativos muito voláteis, ou seja, oscilam de preço rapidamente. E tendo isso em vista, é possível fazer uma breve análise do que é o bitcoin para entender a sua tamanha volatilidade.

O bitcoin é uma criptomoeda, mas não qualquer moeda. Ele é uma moeda digital descentralizada, que só existe digitalmente. Porém, mais do que uma criptomoeda, essa é a primeira do mundo, criada em 2009.

Com isso, é possível entender o peso do que de fato representa o bitcoin, e a sua importância no mercado financeiro. O bitcoin atrai olhares e aportes de vários investidores, tendo enriquecido milhares de pessoas desde a sua existência.

Entretanto, bitcoin é uma moeda relativamente nova e, por esse fator, muitos aspectos são desencadeados para explicações de sua volatilidade.

Continua depois da publicidade

Veja também: Ucrânia e criptomoedas: Rússia pode usar os ativos para evitar sanções? Entenda

Continua depois da publicidade

1. Insegurança do investidor

O que faz o bitcoin oscilar?
O que faz o bitcoin oscilar? – Imagem: Pixabay

Pelo fato de ser uma criptomoeda, algo que está intrínseco a internet, muitas corretoras que são responsáveis pela venda do bitcoin são atacadas por hackers. A experiência leva a insegurança de investidores que veem notícias de roubo de bitcoin por ataque hacker.

Isso não necessariamente quer dizer que a moeda não é segura, porém, abala os investidores que por sua vez fazem movimentações numerosas.

2. Situação do mercado financeiro

O mercado financeiro é um grande indicador para as oscilações financeiras, seja na bolsa de valores, ou com as criptomoedas. As notícias diárias são determinantes para guiar o futuro de um ativo.

Frequentemente com notícias que podem guiar as aplicações financeiras dos investidores, é comum ver oscilações com o bitcoin. E isso se empodera quanto por insegurança em outros ativos, e por conseguinte, as pessoas veem o bitcoin como refúgio para proteger seus investimentos.

3. Aumento da aceitação do bitcoin

Outra possível explicação sobre o que faz o bitcoin oscilar é o aumento de sua aceitação.

Quanto mais o mercado das criptomoedas cresce, o bitcoin é aceito globalmente, gerando volatilidade de preço a curto e médio prazo.

Uma prova disso é a aderência do Bitcoin como moeda oficial de El Salvador. O presidente do país fez o anúncio em 5 de junho de 2021, e em 7 de setembro já estava oficializada. Com essa aderência, muitos investidores veem com bons olhos a moeda, movimentando o mercado.

Veja também: Bitcoin: O que é, Como investir e Ganhar dinheiro

O CASO DA MARMITA, o negócio de GANHAR DINHEIRO NA INTERNET e as METAS 2022

Carregando comentários aguarde...
...
...