O que o banco pode fazer para cobrar uma dívida? Entenda aqui

Algumas ações e procedimentos são necessários para efetuar cobranças de dívidas

Anúncio


O que o banco pode fazer para cobrar uma dívida? ─ A inadimplência pode trazer prejuízos que afetam o consumidor e a agência bancária. Para fazer a cobrança, a empresa credora pode adotar diversas soluções, desde as mais simples até as mais rigorosas. Nesta data (25/02), o Guia do Ex-Negativado mostra quais são elas.

O que o banco pode fazer para cobrar uma dívida?

Mas o que o banco pode fazer para cobrar uma dívida? Na verdade, tudo depende do crédito solicitado. Caso seja um empréstimo com garantia de imóvel ou veículo, por exemplo, a empresa credora pode tirar esses bens do inadimplente.

No entanto, antes de partir para as medidas extremas, é comum que o banco notifique o cliente sobre o não pagamento. A partir disso, coloca-se um período limite para a quitação, que deve ter cumprimento pelo devedor.

Quando falamos em outras linhas de crédito, muitos bancos partem para o registro nos principais órgãos de proteção ao crédito. Assim, o cliente tem seu nome adicionado em plataformas da Serasa e SPC, por exemplo.

Outras medidas de cobrança

Além das medidas mais comuns colocadas acima, o banco também pode fazer cobranças através do telefone do cliente. Com essa informação de contato, a credora pode fazer ligações ou, ainda, mandar mensagens cobrando o pagamento.

Continua depois da publicidade

No entanto, caso essas cobranças aconteçam de forma exagerada e, de alguma forma, prejudiquem a moral do cliente, é possível entrar na justiça e processar o banco. Vale destacar, portanto, que nenhuma empresa tem o direito de ferir o consumidor. Por conseguinte, essa ação judicial é válida.

Continua depois da publicidade

Veja também: O banco pode tomar meu único imóvel? Entenda aqui

Período de pagamento depois da notificação do banco

O que o banco pode fazer para cobrar uma dívida?
O que o banco pode fazer para cobrar uma dívida? – Foto: Canva

Depois que o banco notifica o cliente sobre a dívida pendente, o pagamento pode ser feito em até 15 dias. Caso isso não aconteça, a instituição que ofereceu o crédito pode entrar na Justiça, solicitando a retirada dos patrimônios e valores em questão.

Esse processo é conhecido como penhora, onde os bens do cliente podem ter bloqueio, sendo liberados somente depois do pagamento.

Como pagar uma dívida do banco

Depois de gerar uma dívida com a agência bancaria, o cliente ainda tem a chance de fazer uma negociação amigável. Isto, por conseguinte, sem que nenhuma medida extrema seja tomada pela parte credora.

Nesse caso, é importante tomar a iniciativa, recorrendo aos canais de atendimento do banco e conversando sobre a dívida em questão. Durante o diálogo, portanto, as duas partes podem chegar a uma melhor solução, diminuindo as parcelas ou, ainda, o valor a ser pago.

Além disso, com essa conversa, o cliente consegue falar abertamente sobre as suas finanças, chegando a um acordo que simpatize com as suas condições de pagamento.

Veja também: Caixa devolve dinheiro de cobranças indevidas; entenda como solicitar

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...