O que você vai saber!
A sexta-feira (25) foi marcada por quedas nos sistemas que gerem o Pix para os bancos do país, gerando bastante reclamações nas redes sociais e levantando dúvidas dos usuários. É sempre assim quando o Pix fica fora do ar no Nubank e no Bradesco. Saiba hoje (26/02) o que aconteceu e como agir caso ocorra novamente.
Pix fora do ar: problemas enfrentados por Nubank e Bradesco
A principal ferramenta de transferência entre bancos apresentou uma forte instabilidade nesta última sexta, que atingiram instituições como Caixa e Santander. Porém, os bancos que mais sofreram com a falha foram Nubank e Bradesco.
O problema foi ocasionado por uma instabilidade no sistema do Pix no Banco Central, que é o responsável por repassar o Pix para todos os bancos que o adotaram como forma de transferência.
Algumas das reclamações encontradas nas redes sociais:
Pix fora do ar? Nubank e Bradesco não está funcionando.
Continua depois da publicidade — Heather Junior (@osvaldojr_) February 25, 2022
Continua depois da publicidade
@nubank acabou com as minhas vendas de pix hoje
prejuízo pic.twitter.com/CPPbVBiVfW— Jannnnnn?? #Cirina (@LanZhanLookAtMe) February 26, 2022
Eu só tendo dinheiro na nubank e no Bradesco e precisando fazer um pix mais cedo ??
Ficou com deus mesmo https://t.co/SzJxauWwLm— Bê (@BiankaCm16) February 26, 2022
só uso nubank p fzr pix sempre, dai o app resolve sair do ar ???
— ??? ? ?? ?? ????? (@Monarca_grau) February 26, 2022
O que fazer quando o Pix está fora do ar?
Nesse tipo de situação, a primeira ação a ser realizada é uma nova tentativa para ter certeza se o erro é em seu smartphone ou no aplicativo do banco em questão.
Outra recomendação é buscar mais informações a respeito do que pode estar acontecendo. O Twitter é a rede social mais viável para se informar de assuntos atuais.
Se confirmar que o problema também está sendo enfrentado por mais pessoas, aguarde um período antes de tentar repetir a transação via Pix.
Isso porque, neste período o banco estará trabalhando para agilizar a situação e reestabelecer o sistema rapidamente.
Caso ainda tenha dúvidas ou siga com problemas, o ideal é entrar em contato direto com a central de atendimento do banco, via chat no aplicativo, já que o app provavelmente estará funcionando normalmente, ou através de alguma rede social oficial da instituição (somente contas com selo azul de verificado).
Qualquer problema ou até mesmo prejuízo que tenha sido gerado por uma instabilidade como essa deverá ser resolvida quando o sistema voltar a funcionar normalmente.
Faça o dinheiro trabalhar para você e comece a mudar a sua realidade
financeira, hoje mesmo. Baixe GRÁTIS o e-book: 5 passos para guardar
dinheiro e investir, mesmo ganhando pouco!