Pode declarar imposto de renda atrasado? Entenda o que acontece

Alguns contribuintes costumam se perguntar o que acontece quando o Imposto de Renda não é declarado. Além disso, quando se encontram na situação de irregularidade, surge a dúvida: pode declarar Imposto de Renda atrasado?

Anúncio


Pode declarar imposto de renda atrasado? ─ A princípio, quando o Imposto de Renda não é declarado, o CPF será incluído na condição de irregularidade. E isso vai limitar bastante a vida do contribuinte. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado mostra como regularizar essa situação.

Pode declarar imposto de renda atrasado?

Alguns contribuintes costumam se perguntar o que acontece quando o Imposto de Renda não é declarado. Além disso, quando se encontram na situação de irregularidade, surge a dúvida: pode declarar Imposto de Renda atrasado?

A resposta para isso é sim. E o processo de regularização é relativamente simples. É fundamental realizar esse procedimento, principalmente para evitar problemas com os órgãos, Polícia Federal e instituições financeiras.

É importante ressaltar que os critérios para a regularização do Imposto de Renda são variáveis anualmente. Entretanto, essas normas não passaram por atualizações na atualidade, mesmo com a tentativa de aprovação da Reforma Tributária.

Como a multa é calculada?

De acordo com o UOL, o valor da multa é calculado da seguinte maneira: quando não existe um imposto devido, a multa será de R$165,74. Isso acontece quando não existem rendimentos referentes à declaração.

Continua depois da publicidade

Entretanto, os contribuintes que devem o Imposto de Renda, a multa será de 1% ao mês. É importante ressaltar que essa taxa está limitada a 20%. Outro aspecto a considerar é a Selic, que é variável de acordo com o ano.

Continua depois da publicidade

Caso queira conferir qual é o valor do imposto devido, os contribuintes devem verificar a folha na ficha “Cálculo do Imposto”, presente no campo “Total do Imposto Devido”. Isso pode ser conferido durante o preenchimento da declaração.

Veja também: Imposto de Renda tem nova data de entrega: saiba já se você precisa declarar

Como declarar o Imposto de Renda atrasado?

Pode declarar imposto de renda atrasado?
Pode declarar imposto de renda atrasado? – Foto: Canva

A regularização do Imposto de Renda pode ser feita através da internet. Neste caso, basta realizar o download do programa gerador, levando em consideração o ano correspondente.

É importante avaliar todas as normas da declaração, além de preencher o formulário do mesmo.

Acima do prazo, é possível encontrar informações referentes a regularização do Imposto de Renda, que deverá ser feito conforme orientações. Basta ir até o local indicado, mediante agendamento.

As mesmas regras são válidas para quem deseja as declarações entregues com alguma inconsistência.

Se existir algum imposto devido no final da regularização, eles serão calculados, assim como a aplicação de multas e atualização monetária.

Cabe ao contribuinte quitar o valor referente a regularização. Além disso, se existir algum valor em aberto dos últimos anos, é necessário quitá-lo.

O que acontece se não pagar o Imposto de Renda

Quando o valor do Imposto de Renda não é pago, significa que o contribuinte está sonegando.

Em alguns casos, cabe a aplicação de multas e outras penalidades, além de passar por um processo administrativo para verificar o motivo da situação.

Veja também: Como calcular imposto de renda na folha de pagamento? Entenda aqui

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

Carregando comentários aguarde...
...
...