Por que a Rússia invadiu a Ucrânia? Entenda mais sobre a guerra

Confira algumas das principais razões para o ataque da Rússia

Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

É fato que o mundo inteiro está apreensivo em meio a uma guerra que acontece entre Rússia e Ucrânia, mas a dúvida que mais tem sido levantada nestas duas semanas é sobre por que o país russo invadiu território ucraniano. Confira hoje (02/03) algumas respostas sobre o assunto.

Os conflitos entre russos e ucranianos têm tido efeitos colaterais em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil, sobretudo porque a Rússia é um dos países que mais exportam grãos para o país, bem como é um dos grandes fornecedores de gás natural.

Assim como também é um grande importador de inúmeros produtos, por ser uma grande potência e o país mais extenso do planeta, localizado inclusive em dois continentais, a Europa e até na Ásia.

Já a Ucrânia é um país que faz fronteira com a Rússia e que possui uma relação bastante próxima. Isso porque, são dois países que antigamente formavam a gigantesca extensão da União Soviética. Com o fim da URSS, se tornaram países separados, cada um com sua soberania.

Por que a Rússia invadiu a Ucrânia? Entenda mais sobre a guerra
Por que a Rússia invadiu a Ucrânia? Entenda mais sobre a guerra (Foto: Getty Images)

Entretanto, os laços históricos não são suficientes para uma trégua entre o lado russo e o lado ucraniano da antiga União Soviética. E quais seriam as razões? É o que veremos abaixo.

Continua depois da publicidade

Por que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022?

Antes de mais nada, é necessário destacar que uma guerra não ocorre da noite para o dia.

Continua depois da publicidade

Nesse caso, apesar de serem países que supostamente deveriam ser “irmãos” devido a uma forte ligação histórica, inclusive na cultura e até no idioma em algumas regiões, são séculos de invasões e luta por independência, mas a relação com os russos nunca foi resolvida por completo.

Mais recentemente, o estopim para a guerra foi iniciado há oito anos, em razão da pressão feita pelo presidente russo Vladmir Putin, e pela deposição do presidente ucraniano pró-Rússia em 2014.

Já o motivo que o mundo inteiro acredita ser a razão principal para a guerra é a aproximação da Ucrânia com o lado ocidental do planeta, sobretudo com a possibilidade de fazer parte da Otan e da União Europeia.

Dentre as principais razões estão:

– Conflitos separatistas na região da fronteira entre Ucrânia e Rússia

Inclusive, as províncias de Donetsk e Luhansk foram reconhecidas como independentes por Vladmir Putin;

– Proximidade da Ucrânia com a Otan:

A Otan é a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Fazem parte deste tratado países como Estados Unidos, fundador número um, durante a Guerra Fria, além de Reino Unido, França, Itália, Noruega, Bélgica e outros países. No total, são 30 nações.

A proximidade da Ucrânia para integrar a este tratado enfureceu Putin, que não aceita que seu principal vizinho, e segundo maior país europeu, se torne membro de uma organização militar ocidental.

Conversas ou simplesmente uma menção para expansão da Otan no Leste Europeu em 2008 não foram bem vistas pela Rússia, que se vê ameaçada desde então. Para manter sua independência e soberania, a Ucrânia descartou ceder a pressões russas.

E como demonstração de força, a Rússia tem atacado fortemente o país ucraniano para que essa ideia seja descartada. Os dois lados estão não possuem nenhum tipo de acordo neste momento.

– Chance da Ucrânia entrar na União Europeia:

Outra razão que é que a Rússia não quer permitir que a Ucrânia faça parte da União Europeia, bloco que tem fortes ligações principalmente sob o ponto de vista mercadológico dentro do continente.

Também é um bloco que costuma tomar decisões em conjunto, em prol dos membros que o compõe. Não à toa, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tem apelado para que o país seja rapidamente aceito no grupo EU.

O motivo que gera revolta para Putin é que a Ucrânia, caso seja aceita – e deve ser – ao bloco da União Europeia, assumirá o posto de maior país com extensão 100% europeia.

– Fim do Acordo de Paz:

Ao reconhecer a independência de duas províncias que estão em território ucraniano, Vladimir Putin põe fim ao acordo de Paz para o leste ucraniano, que havia sido assinado em 2015.

– Invasão da Crimeia em 2014

Outra razão está ligada à tomada da Crimeia por Moscou, capital da Rússia, em 2014. A região fica entre os dois países e antes era ligada à Ucrânia. Para Putin, a Otan tentaria “recapturar” a Crimeia em caso de entrada da Ucrânia na organização.

Faça o dinheiro trabalhar para você e comece a mudar a sua realidade
financeira, hoje mesmo. Baixe GRÁTIS o e-book: 5 passos para guardar
dinheiro e investir, mesmo ganhando pouco!

MORAR NOS EUA? Em entrevista brasileiro MANDA REAL SOBRE SAÚDE, EMPREGO, VISTO e muito mais

Por ser referência como maior potência econômica do mundo, é comum pessoas do mundo todo migrarem para os Estados Unidos. Entre os brasileiros, claro, essa também sempre foi uma tendência. Mas para aproveitar as oportunidades e viver “o sonho americano” (the american dream) da melhor forma, é preciso uma boa adaptação. É fundamental saber como sobreviver e conviver com outros moradores desse país, uma vez que questões culturais são diferentes da nossa. Veja o vídeo e saiba a real sobre saúde, emprego, visto americano e muito mais.

Carregando comentários aguarde...
...
...