Quanto gasto com transferência de veículo? Entenda os valores

Quando vamos vender o nosso veículo, assim como ocorre com um imóvel, é necessária a devida transferência de propriedade.

Anúncio


Ponta Grossa, 14 de março de 2022 ─ Quanto gasto com transferência de veículo ─ Para transferir o seu veículo para outra pessoa, seja para reduzir custos, conseguir um bom dinheiro para quitar dívidas ou comprar um carro novo, algumas informações são imprescindíveis. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado revela os custos.

Quanto gasto com transferência de veículo?

Quando vamos vender o nosso veículo, assim como ocorre com um imóvel, é necessária a devida transferência de propriedade, o que envolve documentação, burocracia e claro, custos. Muitas pessoas desejam vender o seu veículo por diversos motivos, sendo o principal deles conseguir o dinheiro para comprar um novo.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a transferência de propriedade do veículo deve ser informada e registrada junto ao Detran, logo, para evitar dores de cabeça futuras, o proprietário e o comprador devem realizar os trâmites necessários para que a transferência ocorra de maneira legítima.

Veja também: Saiba como pagar multa DETRAN através do passo a passo disponível

Como fazer a transferência?

Quanto gasto com transferência de veículo?
Quanto gasto com transferência de veículo? (Foto: Divulgação / Detran)

Embora ir no Detran e falar com um atendente seja o procedimento mais utilizado, é possível fazer todo o procedimento de maneira mais fácil e prática. Primeiramente, o proprietário do carro irá preencher a parte do verso de sua CRV, com os dados do comprador e o valor do carro, com ambos assinando o mesmo documento.

Continua depois da publicidade

Em seguida, o documento deverá ser levado ao cartório para autenticação de suas assinaturas e posteriormente, entregue ao Detran, onde lá deverão ser entregues os documentos de praxe (CRV, CRVL, certidão negativa, comprovante de débitos quitados) e pagas as taxas de transferência, por meio de uma guia de pagamento. As taxas comumente são:

– Taxa de vistoria de identificação;
– Taxa de alteração de registro de veículo;
– Taxa de expedição do documento CRV;
– Taxa de licenciamento do carro.

Com tudo isso feito, basta aguardar a chegada do Certificado de Registro do Veículo (CRV). É importante ressaltar que a depender da região, esse procedimento poderá ter mudanças em relação aos documentos e valores das taxas a serem pagas. Normalmente, o custo pode variar de R$150,00 a R$250,00 só com as taxas e todo esse procedimento tem um prazo de 30 dias para ser concluído.

Cuidados para uma transferência segura

Realizar o procedimento de transferência do veículo pode ser relativamente demorado, mas com todos esses passos sendo realizados, tanto o antigo proprietário quanto o novo não terão maiores dificuldades para a concretização do negócio.

Além de ser uma forma de se manter de acordo com a Lei de Trânsito Brasileira, a transferência do veículo é fundamental para evitar possíveis problemas, como multas sendo cobradas ao antigo proprietário do veículo, impossibilidade de o novo proprietário acionar um seguro pelo veículo e até mesmo cobrança de multa pela desobediência ao prazo limite de 30 dias.

Por isso, o antigo e o novo proprietário deve tomar todos os cuidados para que a transferência de propriedade ocorra da melhor forma possível.

Veja também: Quais são os documentos para transferência de veículo?

10 ideias para FAZER RENDA EXTRA no final de semana (Dicas quentes!!!)

Carregando comentários aguarde...
...
...