Saiba como declarar criptomoedas no Imposto de Renda 2022

É importante considerar as questões legais e tributos de imposto de renda, ao investir em criptomoedas

Anúncio


Saber como declarar criptomoedas no Imposto de Renda 2022 é fundamental para não ter nenhum problema com a Receita Federal, uma vez que essas moedas precisam ser declaradas. Afinal de contas, os ativos digitais são valiosos e, sem dúvidas, fazem total diferença na vida financeira do consumidor. Nesta data (09/02), o Guia do Ex-Negativado mostra todas as informações!

Como declarar criptomoedas no Imposto de Renda 2022

Com o crescimento constante das moedas digitais e a hiper valorização, muitas pessoas têm se perguntado como declarar criptomoedas no Imposto de Renda 2022. Com esse conhecimento, é possível evitar diversos problemas com a Receita Federal no futuro.

Vale destacar, inclusive, que essa declaração é bastante recente, sendo incluída no IR no ano de 2019. Dessa maneira, é de se esperar que muitos consumidores ainda não saibam dessa obrigação. Veja, a seguir, como fazer essa declaração.

Passo a passo

Para quem possui criptomoedas acima de R$ 5 mil, a declaração no Imposto de Renda é obrigatório. Para seguir com o processo, os indivíduos devem respeitar as seguintes etapas:

Entre no campo de “Bens e Direitos”;
Clique na aba para abrir “Novo”;
Em seguida, adicione o código da moeda em questão;
Na aba de “Discriminação”, deve-se colocar todos os detalhes sobre o ativo (moeda adquirida, quantidade comprada, dados da corretora, etc.);
Na aba “Situação”, é preciso colocar o preço pago em real.

Continua depois da publicidade

Veja também: Criptomoeda para 2022: Bitcoin aumenta quase 10% na cotação

Continua depois da publicidade

Códigos que devem ser usados para declarar criptomoedas

Como declarar criptomoedas no Imposto de Renda 2022
Como declarar criptomoedas no Imposto de Renda 2022 – Foto: Canva

Para facilitar o processo de declaração dos ativos digitais, a Receita Federal criou alguns códigos específicos que devem ser colocados pelos indivíduos. A seguir, veja quais são eles:

81: para bitcoins;
82: para outros ativos que fazem parte da categoria de moeda digital;
89: para outros ativos que não são considerados moedas digitais.

Como já citamos, é fundamental adicionar o código referente a criptomoeda para que o processo de declaração não tenha nenhum problema.

Como declarar moedas digitais obtidas pela mineração

As moedas digitais obtidas através do processo de mineração também são vistas como rendimento tributável e, portanto, devem ser declaradas no Imposto de Renda. O saldo do processo deve ter adição pelo preço de mercado do momento da aquisição e tributado de acordo com a tabela de remunerações.

Caso o ativo digital tenha sido vendido, a tributação ocorre a partir do valor da venda em questão. Ou seja, fica por conta das informações do próprio vendedor e comprador.

Veja também: Veja qual a melhor criptomoeda para se investir e dicas de investimento

Como DIMINUIR O VALOR DA FATURA do seu cartão de crédito SEM GASTAR SEU DINHEIRO

Carregando comentários aguarde...
...
...