Saiba como MEI emite nota fiscal e os trâmites necessários

O MEI que deseja emitir nota fiscal precisa seguir uma série de exigências, a depender de sua região

Anúncio


Como MEI emite nota fiscal ─ O mercado dos microempreendedores individuais está em constante crescimento e, por conta disso, essa é uma dúvida bastante recorrente. Afinal de contas, é fundamental saber todos esses trâmites quando se trabalha diretamente com vendas no mercado. Nesta data (27/01), o Guia do Ex-Negativado apresenta todas as informações sobre o assunto.

Como MEI emite nota fiscal

Muitos microempreendedores se perguntam como MEI emite nota fiscal. Afinal, essa emissão é fundamental para manter o bom funcionamento do processo de compra e venda. Desse modo, é muito importante conhecer cada detalhe sobre o assunto.

Felizmente, os documentos fiscais podem ser emitidos pelo MEI em poucas etapas. Apesar disso, é essencial prestar atenção para não emitir uma nota de forma errada. Veja, a seguir, todos os passos do procedimento.

Etapas para MEI emitir notas fiscais

Como já ressaltamos, a emissão das notas fiscais para MEI é bastante fácil e prático. Para dar início ao processo, basta pedir a nota ao Sefaz de sua região, em alguns estados é possível solicitar através da internet.

Caso exista a possibilidade de fazer o processo por meios virtuais, o microempreendedor precisa pegar suas informações de login em um estabelecimento da Sefaz. Assim, é possível dar seguimento a emissão de nota através da internet.

Continua depois da publicidade

Além de fazer esse processo, seja de forma online ou presencial, o MEI precisa guardar toda a documentação de compra e venda feita pelo seu negócio.

Continua depois da publicidade

Veja também: Como o MEI declara imposto de renda? Entenda o passo a passo

Quais são as notas fiscais que MEI pode emitir

Como MEI emite nota fiscal
Como MEI emite nota fiscal – Foto: Canva Pro

Apesar de ser um processo relativamente fácil, os microempreendedores individuais precisam ficar atentos às notas fiscais que podem ser emitidas dentro de seu negócio. A seguir, veja uma lista com todos os documentos permitidos nesse quadro:

  • NFA-e: Nota Fiscal Avulsa Eletrônica;
  • NFA: Nota Fiscal Avulsa;
  • NFC: Nota Fiscal de Venda a Consumidor;
  • NF-e: Nota Fiscal Eletrônica;
  • NFC-e: Nota Fiscal de Venda a Consumidor Eletrônica.

O MEI precisa emitir nota fiscal?

A nota fiscal serve para comprovar processos de compra e venda dentro de qualquer negócio. Desse modo, a emissão também vale para quem atua como MEI. Contudo, dentro desse meio, os microempreendedores só precisam fazer isso caso a venda seja para pessoas jurídicas.

Se a venda for para uma pessoa física, ou seja, diretamente para o cliente, o MEI só faz a emissão se for solicitado. Assim, só existe a obrigação quando o processo é feito com uma empresa.

Veja também: Quanto um MEI pode faturar no ano de 2022? Confira!

O CASO DA MARMITA, o negócio de GANHAR DINHEIRO NA INTERNET e as METAS 2022

Carregando comentários aguarde...
...
...