O que você vai saber!
Como MEI emite nota fiscal ─ O mercado dos microempreendedores individuais está em constante crescimento e, por conta disso, essa é uma dúvida bastante recorrente. Afinal de contas, é fundamental saber todos esses trâmites quando se trabalha diretamente com vendas no mercado. Nesta data (27/01), o Guia do Ex-Negativado apresenta todas as informações sobre o assunto.
Como MEI emite nota fiscal
Muitos microempreendedores se perguntam como MEI emite nota fiscal. Afinal, essa emissão é fundamental para manter o bom funcionamento do processo de compra e venda. Desse modo, é muito importante conhecer cada detalhe sobre o assunto.
Felizmente, os documentos fiscais podem ser emitidos pelo MEI em poucas etapas. Apesar disso, é essencial prestar atenção para não emitir uma nota de forma errada. Veja, a seguir, todos os passos do procedimento.
Etapas para MEI emitir notas fiscais
Como já ressaltamos, a emissão das notas fiscais para MEI é bastante fácil e prático. Para dar início ao processo, basta pedir a nota ao Sefaz de sua região, em alguns estados é possível solicitar através da internet.
Caso exista a possibilidade de fazer o processo por meios virtuais, o microempreendedor precisa pegar suas informações de login em um estabelecimento da Sefaz. Assim, é possível dar seguimento a emissão de nota através da internet.
Além de fazer esse processo, seja de forma online ou presencial, o MEI precisa guardar toda a documentação de compra e venda feita pelo seu negócio.
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Quais são as notas fiscais que MEI pode emitir
Apesar de ser um processo relativamente fácil, os microempreendedores individuais precisam ficar atentos às notas fiscais que podem ser emitidas dentro de seu negócio. A seguir, veja uma lista com todos os documentos permitidos nesse quadro:
- NFA-e: Nota Fiscal Avulsa Eletrônica;
- NFA: Nota Fiscal Avulsa;
- NFC: Nota Fiscal de Venda a Consumidor;
- NF-e: Nota Fiscal Eletrônica;
- NFC-e: Nota Fiscal de Venda a Consumidor Eletrônica.
O MEI precisa emitir nota fiscal?
A nota fiscal serve para comprovar processos de compra e venda dentro de qualquer negócio. Desse modo, a emissão também vale para quem atua como MEI. Contudo, dentro desse meio, os microempreendedores só precisam fazer isso caso a venda seja para pessoas jurídicas.
Se a venda for para uma pessoa física, ou seja, diretamente para o cliente, o MEI só faz a emissão se for solicitado. Assim, só existe a obrigação quando o processo é feito com uma empresa.
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