Veja como pagar IPVA 2022 e realizar o parcelamento dos débitos

O IPVA em dia permite que motorista possa viajar e dirigir pela cidade de forma legal

Anúncio


Considerar como pagar IPVA 2022 é fundamental para não ter que lidar com complicações financeiras durante o ano. Inclusive, muitos consumidores têm dúvidas acerca do assunto, uma vez que pode ser um funcionamento diferente dependendo do Estado. Nesta data (01/02), o Guia do Ex-Negativado explica como o processo de pagamento deve acontecer.

Como pagar IPVA 2022

Mas, afinal, como pagar IPVA 2022? Como se trata de um boleto, o pagamento pode ser realizado na agência bancária do proprietário, podendo ser aquela de sua preferência. Além disso, também existe a possibilidade de usar as funcionalidades do Internet Banking do banco em questão.

De forma geral, essas são as formas mais comuns de pagamentos. No entanto, para ter certeza de todas as possibilidades, os interessados devem recorrer às informações da Secretaria da Fazenda do seu respectivo estado.

Como fazer o parcelamento do IPVA 2022

Para fazer o parcelamento do IPVA 2022, os interessados devem recorrer à Secretaria da Fazenda de seu Estado. Nesse portal, existe a possibilidade de verificar todas as informações sobre esse imposto, incluindo o número de parcelas disponíveis.

Para ter acesso ao recurso de parcelamento, o interessado deve seguir as seguintes etapas:

Continua depois da publicidade
  • Entre no portal da Secretaria da Fazenda;
  • Adicione todos os dados solicitados pelo portal;
  • Entre no menu de serviços e clique em “Parcelamento de IPVA”.

Dentro do portal, é possível parcelar as contas anteriores e atuais, podendo chegar até 10 vezes. O pagamento dos débitos devem ser realizados nas agências credenciadas, com emissões da parcela correspondente.

Continua depois da publicidade

Veja também: Dívida Ativa IPVA caduca? Saiba como solucionar os débitos

Quais veículos estão isentos do IPVA 2022

Como pagar IPVA 2022
Como pagar IPVA 2022 (Foto: Canva Pro)

Existem alguns veículos que não fazem parte do imposto e, nesse caso, os proprietários não precisam fazer o pagamento. De forma geral, são aqueles automóveis que possuem mais de 15 anos de fabricação, fazem parte do transporte público ou possuem potência abaixo de 50 cilindradas.

Outros veículos que não fazem parte do IPVA 2022 são: táxis de condutores autônomos, máquinas agrícolas, automóveis que pertencem a profissionais diplomatas e embaixadas, entre outros.

Quando preciso fazer o pagamento?

Para ter acesso ao calendário de pagamentos do IPVA 2022 e saber quando precisa fazer a quitação, os interessados precisam recorrer aos serviços responsáveis de seu estado. Afinal de contas, os vencimentos mudam de acordo com as políticas adotadas em cada região do país.

Dessa maneira, é fundamental, portanto, verificar todas as informações sobre o IPVA 2022 dentro do portal da Secretaria da Fazenda de seu estado.

Veja também: Como consultar o valor do IPVA em SP 2022? Veja o passo a passo

O CASO DA MARMITA, o negócio de GANHAR DINHEIRO NA INTERNET e as METAS 2022

Carregando comentários aguarde...
...
...