Visa, Mastercard e PayPal suspendem serviços na Rússia

Em um golpe adicional, as empresas de pagamento Visa, Mastercard e PayPal uniram-se unilateralmente à Ucrânia ao anunciar que estavam suspendendo seus serviços na Rússia.

Anúncio


Visa, Mastercard e PayPal ─  A Rússia encontra-se cada vez mais encurralada econômica e financeiramente, como evidenciado pelo preço do rublo, que continua caindo. Esta diminuição é resultado direto das múltiplas sanções financeiras emitidas pelas diversas autoridades internacionais e pela União Europeia. Nesta data (08/03), o Guia do Ex-Negativado traz informações sobre o assunto.

Visa, Mastercard e Paypal suspendem serviços na Rússia

A Rússia continua a sofrer golpes em seu sistema econômico e financeiro, incluindo o despejo de vários de seus principais bancos do sistema SWIFT e o congelamento de alguns dos ativos detidos pelo Banco Central Russo. A Suíça também indicou que quer encontrar uma maneira de congelar as criptomoedas dos cidadãos russos em seu território.

Tantas medidas que justificam o colapso do preço do rublo , que vem caindo continuamente desde o início do conflito até atingir hoje 0,008 USD.

Ao lado das sanções tomadas diretamente por muitos países no exterior de forma singular ou via União Europeia, as empresas também optam por se posicionar contra os interesses russos.

Recentemente, as empresas de pagamento Mastercard, Visa e PayPal anunciaram que estavam suspendendo seus serviços em território russo.

Continua depois da publicidade

De acordo com um comunicado do Banco Central da Rússia, os cartões de crédito Visa e Mastercard permanecerão utilizáveis ​​até a data de vencimento . De fato, as transações realizadas por cartões bancários no país passam pelo “Sistema Nacional de Pagamentos com Cartões da Rússia”, um sistema de pagamentos interno dependente do Banco Central.

Continua depois da publicidade

No entanto, eles agora funcionarão apenas em território russo. Assim, será impossível aos seus titulares fazer compras online para outro país ou simplesmente utilizar o seu cartão de crédito no estrangeiro.

Medidas em resposta ao conflito russo-ucraniano

Sem surpresa, as três entidades se posicionaram a favor da Ucrânia, argumentando que a Rússia ameaçava a estabilidade e a paz mundial por meio de sua intervenção militar, como Al Kelly, presidente da Visa, conseguiu desenvolver :

“Lamentamos o impacto que isso terá em nossos valiosos colegas, mas também em nossos clientes, parceiros, comerciantes e todos os portadores de cartões afetados na Rússia. Esta guerra e a ameaça contínua à paz e à estabilidade exigem que respondamos de acordo com nossos valores.” 

Veja também: Rússia começa exercícios nucleares: o que isso representa na guerra? Entenda

Comunicado da Mastercard

Visa, Mastercard e Paypal suspendem serviços na Rússia
Visa, Mastercard e Paypal suspendem serviços na Rússia – Imagem: Canva Pro

O comunicado enviado pela Mastercard especifica que esta medida está de acordo com as sanções solicitadas pelas autoridades internacionais, e que seus funcionários não ficarão de fora:

“Esta decisão decorre de nossa recente ação para impedir que várias instituições financeiras acessem a rede de pagamentos Mastercard, conforme exigido pelos reguladores em todo o mundo. […] Temos quase 200 colegas lá [na Rússia] trabalhando para tornar o negócio essencial para muitas organizações. À medida que tomarmos essas medidas, continuaremos a nos concentrar em sua segurança e bem-estar, incluindo continuar pagando seus salários e benefícios.”

Na mesma linha, o PayPal também declarou seu total apoio à Ucrânia por meio de uma carta enviada a Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro do país. A empresa indica que todos os seus serviços seriam agora suspensos na Rússia , e que os clientes em questão ainda terão um pouco de tempo para retirar seu dinheiro da plataforma.

Dan Schulman , CEO do PayPal, disse que sua empresa “apoia a comunidade internacional na condenação da violenta agressão militar da Rússia na Ucrânia”.

Veja também: Como usar Pix no aplicativo PayPal? Veja o passo a passo

VEJA 5 formas de criar RENDA PASSIVA e tenha já uma graninha PINGANDO EM SUA CONTA

Carregando comentários aguarde...
...
...