Credor sumiu: Entenda como limpar o nome nesta condição

O pagamento da dívida pode ser efetivado por você, mas o seu credor sumiu? Algumas ações são necessárias.

Anúncio


Credor sumiu ─ Infelizmente, essa é uma situação bastante recorrente dentro do mercado financeiro. Quando esse tipo de problema surge na vida do consumidor, é preciso manter a calma e saber como prosseguir com o devido pagamento. Nesta data (25/02), o Guia do Ex-Negativado mostra como fazer isso.

Meu credor sumiu, e agora?

O credor sumiu, como limpar o nome? Apesar de ser uma situação recorrente, muitos consumidores ainda não sabem como solucionar esse problema, o que pode impactar ainda mais o seu nome.

Felizmente, existem diversas soluções para esse caso, que saem de ações na Justiça e vão até as ferramentas de suporte dos órgãos de proteção ao crédito. A seguir, explicamos como resolver esse problema de diferentes formas.

1- Ação na Justiça

Caso a empresa credora tenha sumido, o consumidor pode entrar com uma ação na Justiça. Diante desse cenário, é fundamental colocar todas as cartas na mesa e relatar as tentativas de encontrar a entidade.

Se tiver sucesso, o juiz estabelece que o devedor realize um depósito em juízo do valor do débito. Em seguida, será autorizado a saída do consumidor do sistema de negativados, como Serasa e SPC.

Continua depois da publicidade

Veja também: Pagar dívidas mais rápido ou economizar dinheiro? Entenda aqui

Continua depois da publicidade

2- Suporte dos órgãos de proteção ao crédito

Meu credor sumiu, e agora?
Meu credor sumiu, e agora? – Foto: Canva

Como o nome do devedor está registrado no sistema dos órgãos de proteção, existe, portanto, a possibilidade de entrar em contato com essas entidades e, em seguida, relatar o ocorrido e solicitar os dados da credora.

Conforme descrito na legislação brasileira, esses órgãos devem fornecer toda e qualquer informação referente a empresa credora. Com esses dados, existe, então, a possibilidade de localizar a entidade.

3- Junta Comercial

Assim como os órgãos de proteção ao crédito, na Junta Comercial existe a possibilidade de acessar todos os dados da empresa credora. Seguindo o raciocínio anterior, portanto, o consumidor recolhe essas informações e consegue localizar a entidade, com o objetivo de limpar o seu nome.

Para contatar a Junta Comercial, basta recorrer a um dos estabelecimentos de sua região. Lá, os profissionais oferecem, então, o nome do proprietário, endereço e as redes de contato da empresa que forneceu o crédito.

4- Dívida protestada

Quando se trata de uma dívida protestada, o consumidor consegue acessar as informações do credor por meio de uma Certidão de Protesto, que pode ser retirada no Cartório ou através dos meios digitais.

Caso os dados não sejam suficientes, o consumidor pode pegá-los e recorrer à Junta Comercial. Juntando as informações recolhidas, existe a possibilidade de localizar a empresa e, finalmente, realizar o pagamento da dívida.

Veja também: Dívidas que podem ser protestadas; entenda os trâmites financeiros

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Carregando comentários aguarde...
...
...