Banco Itaú pode descontar dívida de conta corrente? Entenda

Enfrentar uma dívida já pode ser constrangedor para muita gente. E como se não bastasse, muitas pessoas se deparam com descontos de dívidas pelo dinheiro que cai em conta corrente, como na do Itaú.

Anúncio


Banco Itaú pode descontar dívida de conta corrente? ─ Para os negativados no Itaú que se assustam ao não ver seu dinheiro na conta, surge a dúvida. Mas para responder isso, algumas coisas precisam ser avaliadas caso a caso. Nesta data (11/03), o Guia do Ex-Negativado explica e responde a questão.

Banco Itaú pode descontar dívida de conta corrente?

Enfrentar uma dívida já pode ser constrangedor para muita gente. E como se não bastasse, muitas pessoas se deparam com descontos de dívidas pelo dinheiro que cai em conta corrente, como na do Itaú. Pegos de surpresa, correntistas do banco Itaú ficam em dúvida se isso pode ser feito ou não.

De maneira geral, bancos – incluindo o Itaú – não podem descontar as dívidas de seus clientes na conta corrente. Isso tem validade tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica. Seja qual for o tipo de movimentação em conta, apenas o cliente tem direito de fazer, afinal, devem ser protegidos pelo sigilo bancário.

No entanto, há algumas possibilidades em que o banco tem o direito de descontar a dívida. Isso ocorre quando está formalizado no contrato aceito pelo cliente na abertura da conta, ou diante de uma ação da justiça.

Então, ressalta-se a importância da verificação detalhosa das cláusulas do contrato no momento da abertura de conta no banco Itaú. Assim, a não ser que seja autorizada pelo cliente, a movimentação na conta do cidadão é ilegal.

Continua depois da publicidade

Veja também: Boleto do banco Itaú pode ser pago na lotérica? Veja as orientações

Continua depois da publicidade

O que fazer para não ter o rendimento mensal todo retido pelo banco?

Banco Itaú pode descontar dívida de conta corrente?
Banco Itaú pode descontar dívida de conta corrente? – Foto: Canva

Há casos em que o cliente tem uma dívida que supera os seus rendimentos mensais, como o salário. Porém, mesmo que esteja previsto no contrato a autorização para descontos de dívidas, o cliente deve continuar recebendo os seus rendimentos para sobrevivência.

Neste caso, faz-se imprescindível uma tentativa de negociação com o banco. Afinal, o cidadão tem o direito de receber sua renda para se manter, independente do quanto deve ao banco.

O que fazer se o banco descontar dívida sem autorização?

Se o banco descontar dívida sem autorização do cliente, isso é totalmente ilegal e o cliente deve tomar providências. Primeiramente, deve-se entrar em contato com o banco para tomar informações sobre o ocorrido e saber o que de fato aconteceu.

Se o caso não tiver solução e o banco descontar a dívida sem autorização, ele poderá levar o caso, portanto, aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Para isso, deve-se buscar as unidades mais próximas no município.

Veja também: App iti itaú é seguro? Descubra as informações aqui

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...