Bitcoin: O que é, Como investir e Ganhar dinheiro

Bitcoin não funciona como o Euro, o Dólar ou a Libra Esterlina; é uma criptomoeda.

Anúncio


Bitcoin é a criptomoeda mais famosa do mercado. Concebida pelo misterioso Satoshi Nakamoto, a moeda digital continua a aumentar de valor ano após ano. É hora de aprender tudo sobre criptomoeda, desde sua criação até hoje. Nesta data (04/03), o Guia do Ex-Negativado traz as informações sobre o assunto.

O que é Bitcoin

O termo Bitcoin é a junção de duas palavras de origem inglesa: bit (a unidade de dados binários) e coin (moeda na língua de Shakespeare). A moeda virtual foi sugerida pela primeira vez em 2008 por um indivíduo (ou grupo de indivíduos) que se chama Satoshi Nakamoto . É um pseudônimo. Ainda não sabemos a quem realmente devemos a criação do Bitcoin.

De qualquer forma, esse misterioso Satoshi Nakamoto se destaca hoje como uma das maiores fortunas do mundo. A pessoa, ou grupo de pessoas, por trás desse pseudônimo está entre as 50 pessoas mais ricas do mundo. Estima-se que Satoshi Nakamoto detenha atualmente, através de sua própria carteira na blockchain, 980.000 bitcoins, ou mais de 58 bilhões de euros.

O que é uma criptomoeda

Bitcoin não funciona como o Euro, o Dólar ou a Libra Esterlina, é uma criptomoeda. Bitcoin é uma unidade monetária digital que não depende de nenhuma autoridade e nenhuma instituição financeira. Nenhum órgão centralizado, portanto, regula a criptomoeda.

Este também foi o objetivo declarado de Satoshi Nakamoto no white paper do Bitcoin : escapar das instituições financeiras e oferecer uma moeda completamente independente. Desta forma, é impossível desvalorizar uma moeda virtual.

Continua depois da publicidade

Se o Bitcoin não for regulamentado por nenhuma instituição e por nenhum banco, a moeda não foge a certas regras. Sem autoridade para regular o Bitcoin, seu valor é de fato determinado inteiramente pela lei de oferta e demanda. É por isso que seu curso é tão variável.

Continua depois da publicidade

Mas também é por isso que é possível obter ganhos colossais em apenas algumas horas. Observe que também é possível perder dinheiro. Em última análise, o valor do Bitcoin é baseado na confiança atribuída a ele.

Apesar dos detratores da moeda, o Bitcoin se estabeleceu como uma moeda real nos últimos anos. O BTC de fato cumpre as três funções do dinheiro, conforme definido por Aristóteles : meio de troca, unidade de conta e reserva de valor.

Veja também: O que é ser liquidado bitcoin? Entenda como funciona

O que é blockchain?

O que é Bitcoin
O que é Bitcoin – Imagem: Pixabay

Pode-se pensar que as transações feitas com Bitcoin estão fora de controle. Este não é o caso. Para garantir a segurança de seus usuários, os criadores do Bitcoin inventaram a tecnologia blockchain. A blockchain (ou cadeia de blocos em francês) está no centro do próprio princípio do Bitcoin.

Blockchain é a tecnologia que possibilita armazenar e transmitir informações de forma totalmente transparente e 100% segura. O blockchain é um enorme banco de dados composto por todas as transações realizadas por seus usuários. Quando duas pessoas trocam Bitcoin via blockchain, sua transação é codificada na rede blockchain e depois bloqueada.

Essa transação é chamada de “bloco”. A blockchain é composta por todas as transações e, portanto, por todos os blocos desenhados pelos usuários. Outros usuários não têm acesso a este bloco e, portanto, não podem modificar seu conteúdo. Você terá entendido: ninguém pode apreender seus bitcoins.

Ao contrário do que muitos internautas pensam, o Bitcoin não é anônimo. A tecnologia é pseudônimo. Continua sendo muito fácil rastrear um usuário da Internet encontrando sua carteira no blockchain.

Bitcoin não é a única criptomoeda a funcionar através de uma blockchain. A maioria das 5.000 criptomoedas listadas pelo CoinMarketCap funcionam graças ao blockchain, como LiteCoin , Ether e sua plataforma Ethereum , ou mesmo Dogecoin, Shiba Inu ou BNB.

Como ganhar dinheiro com bitcoin?

Existem vários métodos para fazer crescer os Bitcoins que você comprou. Especialistas definiram várias maneiras de investir em criptomoeda.

Dependendo de seus objetivos, sua aposta inicial e sua ganância, você terá que definir suas táticas de investimento. Da mesma forma, você pode decidir apostar no curto prazo ou no longo prazo. Antes de continuar, lembramos que todo investimento envolve um risco.

Se pretender apostar a longo prazo, aconselhamos-lhe o método “Hold”. Deposite uma pequena quantia em Bitcoin, esqueça por alguns anos e depois volte para ver se sua aposta inicial foi pequena.

Nada impede que você dê uma olhada no curso e nas tendências de tempos em tempos, mas em qualquer caso, você não revenderá seus Bitcoins. Nessa tática, você define antecipadamente uma quantia a partir da qual considerará vender.

Veja também: Bitcoin tem imposto? Entenda todas as obrigações tributárias

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...