Cadastro único tem que renovar? Entenda os trâmites para benefícios

O cadastro único precisa ser renovado regularmente para que o governo tenha ciência da situação de cada família inscrita.

Anúncio


Ponta Grossa, 14 de março de 2022 ─ Cadastro único tem que renovar? ─ O cadastro único é uma ferramenta do Governo federal que tem o objetivo de identificar e conhecer as famílias brasileiras em situação de baixa renda. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado mostra se é necessário renovar o cadastro único.

Cadastro Único tem que renovar?

O cadastro único precisa ser renovado regularmente para que o governo tenha ciência da situação de cada família inscrita. A pessoa responsável pela família, que é cadastrada e beneficiária dos programas do governo é quem deve manter o cadastro atualizado, para que não haja interrupção do pagamento.

Quando é preciso renovar

Caso não haja alteração na situação da família, o cadastro precisa ser atualizado apenas a cada dois anos. Para atualização dos dados, a entrevista dura em torno de uma hora e o individuo não irá pagar por isso.

Entretanto, o cadastro precisa ser atualizado caso haja falecimento ou nascimento de um membro da família, mudança de um dos integrantes da casa, alteração de endereço, transferência ou entrada de alguma criança na escola, diminuição ou aumento da renda, entre outras informações relevantes.

Para isso serão necessários os documentos de identificação dos membros da família (CPF e RG, ou certidão de nascimento e título de eleitor). Famílias indígenas devem apresentar também o Registro administrativo de Nascimento Indígena.

Continua depois da publicidade

Veja também: Cadastro Único é o mesmo que bolsa família? Entenda o benefício

Continua depois da publicidade

Por onde é feita a inscrição?

Cadastro Único tem que renovar?
Cadastro Único tem que renovar? – Foto: Canva

A inscrição do Cadastro único (Cadúnico) pode ser feita em uma agência de Ação social do município de forma presencial. Mas com a incidência do novo corona vírus como forma de ampliar o acesso ao mesmo tempo em que protegia trabalhadores de estarem expostos ao vírus, o cadastro pode ser feito também através do telefone ou meio eletrônico.

Se o cadastro for efetuado através de telefone, a família não precisa apresentar a documentação das pessoas que compõem o grupo familiar. Pode apenas declarar os dados necessários para preenchimento do formulário de cadastro.

É responsabilidade de o município fazer a organização das entrevistas para cadastro e atualização de dados. É também o órgão municipal responsável por resguardar de forma presencial o atendimento, e organização da demanda em relação ao atendimento feito de forma remota.

Para quem mora sozinho

O cadastro também é permitido para pessoas que moram sozinhas e para aquelas que estão em situação de rua, sejam sozinhas ou com família. A solicitação de cadastramento pode ser feita através do site do Ministério de Desenvolvimento Social, ou através da instituição responsável no município.

Programas que utilizam CadÚnico

A realização do CadÚnico é importante pois fará que que o cidadão fique assegurado de alguns benefícios, como por exemplo o Auxílio Brasil, Bolsa família, Minha casa minha vida, Bolsa estiagem, Água para todos, o Programa Nacional de Reforma Agrária e dentre tantos outros.

Permite ainda que se consiga isenção de taxas em exames como ENEM, concursos públicos e seleções como as do IBGE por exemplo. Basta que ao fazer a inscrição em alguma dessas provas, solicite a isenção e informe seu número de Inscrição Social.

Veja também: Como se inscrever no CadÚnico pela internet; veja passo a passo

Aprenda já a NEGOCIAR E PAGAR DÍVIDA DO CARTÃO de crédito e saia do sofrimento

Carregando comentários aguarde...
...
...