Cartão de crédito cancelado por falta de pagamento; saiba o que fazer

A maioria dos brasileiros sofre com dívidas acumuladas no cartão de crédito.

Anúncio


Ponta Grossa, 18 de março de 2022 ─ Cartão de crédito cancelado por falta de pagamento ─ As dívidas acumuladas no cartão de crédito são um problema para diversos consumidores. Além disso, o cartão de crédito é a maior causa de negativados no Brasil. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado mostra o que sucede o cancelamento do cartão.

Cartão de crédito cancelado por falta de pagamento

A maioria dos brasileiros sofre com dívidas acumuladas no cartão de crédito. Segundo o Serasa, mais de 25 milhões de consumidores estão com o nome negativado por não quitar as dívidas do cartão.

Quando os consumidores atrasam o pagamento da fatura, a primeira coisa que acontece é o nome negativado. Ou seja, se a fatura não é paga na data, o banco ou instituições financeiras enviam o número do CPF para os órgãos de proteção ao crédito.

Outra possibilidade é ter o cartão de crédito cancelado por falta de pagamento. Porém, antes do produto financeiro ser cancelado, a instituição financeira deve avisar o titular do cartão.

Aviso de cancelamento

O cancelamento do cartão de crédito deve ser avisado ao titular. É comum que a instituição financeira envie uma carta AR, ou seja, com o Aviso de Recebimento, comunicando ao titular que existem dívidas em aberto.

Continua depois da publicidade

O cancelamento e a declaração da ciência devem estar no conteúdo da carta. Esse aviso é extremamente importante para dar continuidade ao processo. Afinal, o aviso de recebimento funciona como uma prova, principalmente em futuros processos.

Continua depois da publicidade

Quando o cartão de crédito é cancelado por falta de pagamento, isso diminui significativamente a “bola de neve” das finanças. Afinal, quando essa medida é tomada, as instituições não podem cobrar quaisquer valores acima dos encargos.

Veja também: Cadastro Único pode ser cancelado? Entenda o que pode acontecer

E se a instituição financeira não enviar o aviso?

Cartão de crédito cancelado por falta de pagamento
Cartão de crédito cancelado por falta de pagamento – Foto: Canva

Quando a instituição financeira não envia uma carta de Aviso de Recebimento, os titulares podem entrar com uma ação judicial. Este procedimento é feito junto ao Juizado de Pequenas Causas.

O processo tem indicação para os consumidores que querem reivindicar os seus direitos, incluindo a cobrança de juros correta. Caso isso aconteça, é possível solicitar que a instituição financeira não coloque o nome do titular nos órgãos de proteção ao crédito.

Renegociar uma dívida

Existem várias maneiras de renegociar uma dívida de cartão de crédito. Inicialmente, tem indicação que os titulares entrem em contato com a própria instituição financeira, visando encontrar uma solução ideal para ambos.

Outra maneira de renegociar a dívida é através do Serasa Limpa Nome. Esse órgão possui parceria com inúmeras instituições financeiras, oferecendo descontos especiais para os consumidores limparem o nome.

Cuidados com o cartão

Para evitar entrar em uma grande bola de neve, os titulares devem usar o cartão de crédito de forma consciente. Uma dica é esquecer o limite que a instituição financeira oferece, e estipular o seu próprio.

Veja também: Como ter um cartão Platinum Itaú? Entenda o passo a passo

Veja como captar recursos para sua empresa

Como conseguir dinheiro para montar ou desenvolver o seu negócio

Carregando comentários aguarde...
...
...