Cartão de crédito pode ser penhorado? Entenda o que acontece

A penhora de bens está estabelecida no Novo Código de Processo Civil (NCPC) como um mecanismo judicial.

Anúncio


Ponta Grossa, 18 de março de 2022 – Cartão de crédito pode ser penhorado? – Além de passar pelo constrangimento de estar endividado, algumas pessoas acabam sendo surpreendidas com a penhora. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado explica as condições e consequências.

Cartão de crédito pode ser penhorado?

A pergunta que muitos negativados não param de fazer é: Cartão de crédito pode ser penhorado?

Segundo o Portal G1, em 2022, as famílias brasileiras bateram o recorde de inadimplência que ultrapassa o índice mais alto de 12 anos atrás. Nesse sentido, se faz o alerta para a penhora de bens. Quem possui dívidas pelos mais diversos motivos, já ouviu falar do termo que não parece muito agradável aos ouvidos, e realmente não é.

A penhora de bens está estabelecida no Novo Código de Processo Civil (NCPC) como um mecanismo judicial. Esse mecanismo permite aos credores recorrerem à tomada de bens pessoais do consumidor em dívida, caso este ainda não tenha quitado o valor.

No entanto, este recurso é acionado apenas em casos de esgotamento de todos os outros recursos, bem como tentativas de negociações falhadas.

Continua depois da publicidade

Nesse cenário, muitas pessoas se questionam se seu cartão de crédito pode ser confiscado pelo credor. E a verdade é que isso pode sim acontecer, contanto que a operadora acione previamente a Justiça. A penhora de cartão de crédito, assim, só acontecerá somente se uma execução judicial reconhecer o não pagamento das dívidas realizadas no cartão.

Continua depois da publicidade

Veja também: Salário pode ser penhorado por causa de dívida? Entenda agora mesmo

Como ter um bem que foi penhorado?

Cartão de crédito pode ser penhorado?
Cartão de crédito pode ser penhorado? (Foto: Freepik)

Para se ter um bem proveniente do recurso de penhora, o cidadão deve efetuar a compra de forma cautelosa e atenta. A compra deve, portanto, ter legalização a partir da venda efetuada pela Justiça, que geralmente vende o bem móvel ou imóvel por leilões.

Mas antes de efetuar a compra do bem penhorado, o consumidor precisa verificar as condições do bem. Os bens penhorados costumam, então, ser mais baratos do que bens de primeira mão. Por isso, atentar-se se vale a pena as condições físicas do produto é fundamental para garantir um investimento bem feito.

Como saber se um bem está penhorado ou não?

Alguns bens podem ser comercializados estando na condição de penhorados. Dessa forma, o consumidor, que muitas das vezes foi enganado, acaba tendo problemas futuros com o bem adquirido.

Para saber se um bem está penhorado, fazer a aquisição do móvel ou imóvel através de um contrato judicial é imprescindível. Assim como requerer todos os documentos legais do bem, principalmente as certidões negativas de débitos, ou fazer a conferência em órgãos jurídicos.

Veja também: Receita Federal pode penhorar bens? Entenda as dívidas

Como DIMINUIR O VALOR DA FATURA do seu cartão de crédito SEM GASTAR SEU DINHEIRO

Carregando comentários aguarde...
...
...