Como economizar gasolina dirigindo na cidade? Veja as dicas

Em alguns lugares do país, a gasolina está custando mais de R$7,00, um valor que não só tem assustado os brasileiros, como para muitos, torna ter um veículo quase um luxo.

Anúncio


Ponta Grossa, 14 de março de 2022 ─ Como economizar gasolina dirigindo pela cidade ─ Com preço da gasolina aumentando ferozmente, é mais do que necessário mudar certos hábitos para economizar no consumo e no seu bolso. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado mostra as dicas práticas.

Como economizar gasolina dirigindo pela cidade

Em alguns lugares do país, a gasolina está custando mais de R$7,00, um valor que não só tem assustado os brasileiros, como para muitos, torna ter um veículo quase um luxo.

Contudo, muitos necessitam de um carro para ir no trabalho, fazer as compras da semana e demais atividades, principalmente para quem mora em cidades grandes, onde tudo pode ficar mais distante para se ir a pé.

Só nos resta, então, tentar economizar o máximo possível, começando por manter a manutenção do carro em dia, para assim manter o veículo com melhor aproveitamento, e assim, exigindo menos do consumo de combustível. Outras dicas importantes são:

1- Menos carga para carregar

O bagageiro é muito útil para levar malas e demais itens para uma viagem longa, mas para transitar na cidade, quanto menos peso você carregar, melhor. Isso porque um carro mais pesado exige mais do seu esforço, e consequentemente, mais consumo de gasolina. Portanto, evite acumular peso no seu veículo.

Continua depois da publicidade

Veja também: Quanto gasto de gasolina para viajar 400 km? Entenda o cálculo

Continua depois da publicidade

2- Cuidado com o ar-condicionado

Como economizar gasolina dirigindo pela cidade
Como economizar gasolina dirigindo pela cidade – Imagem: Canva Pro

O Brasil é um país conhecido pelo clima quente, e para evitar o calor, costumamos usar o ar-condicionado do veículo. Contudo, se possível, dê preferência à janela aberta e se mesmo assim não funcionar, use o ar-condicionado com as janelas fechadas para evitar desperdício.

3- Acelere (e pare) quando for necessário

Parece uma dica óbvia, mas muitos motoristas deixam os pés sempre em posição para acelerar ou usar a embreagem, o que pode trazer consequências a longo prazo para o seu veículo.

Acelerar e frear de maneira repentina pode acarretar em problemas nos freios, nos pneus e até mesmo no motor, o que inevitavelmente vai prejudicar a performance do veículo e por tabela, aumentar o consumo do combustível.

Da mesma forma, apoiar o pé na embreagem, embora seja um movimento muitas vezes involuntário, também pode contribuir para o desgaste de componentes do veículo, o que também afeta o consumo de gasolina.

Mudança de hábitos

Como vemos, uma das maneiras mais fáceis e baratas de conseguir economizar na gasolina e em combustíveis como um todo, é adotar novas práticas e hábitos em sua rotina, enquanto estiver dirigindo. Um carro bem cuidado é um carro que manterá sua performance por mais tempo, exigindo assim menos consumo de combustível.

Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas e de manter uma rotina de manutenção para o seu carro. O preço dos combustíveis está aumentando cada vez mais e, se não é possível uma redução em um tempo breve, ao menos podemos contornar a nossa situação pelos nossos próprios hábitos.

Veja também: Cálculo de combustível para viagem; entenda como fazer

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Carregando comentários aguarde...
...
...