Como financiar um apartamento de 200 mil? Entenda as possibilidades

A princípio, os consumidores precisam compreender que, se não tiver o dinheiro à vista, eles devem ter cerca de 20% do valor total.

Anúncio


Ponta Grossa, 19 de março de 2022 ─ Financiar um apartamento de 200 mil ─ Antes de financiar qualquer imóvel, os consumidores precisam fazer uma simulação. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado apresenta a renda mínima necessária para o financiamento de um imóvel de 200 mil reais.

Como financiar um apartamento de 200 mil

Existem alguns critérios para financiar um apartamento de 200 mil reais. A princípio, os consumidores precisam compreender que, se não tiver o dinheiro à vista, eles devem ter cerca de 20% do valor total.

Essa é, então, a taxa mínima aceita pelas principais instituições financeiras do país. Nenhuma instituição séria financia 100% do imóvel e, se financiar, é importante desconfiar desse processo.

Independentemente do preço do bem, os consumidores precisam desembolsar 20% do bem. Além disso, para acumular esse dinheiro e investir no imóvel, o período leva de dois a três anos.

Exemplo

Como citado anteriormente, só existem duas maneiras de financiar um imóvel: à vista ou dando 20% de entrada. Esta taxa é, por conseguinte, a mínima estabelecida pela maioria das instituições financeiras.

Continua depois da publicidade

Para financiar um imóvel de 200 mil reais, então, os consumidores precisam ter R $40 mil para dar de entrada. Vale ressaltar que esse valor é retirado da porcentagem, que normalmente é de 20%.

Continua depois da publicidade

Veja também: Quais documentos solicitar na compra de um imóvel? Entenda aqui

Renda comprometida

Como financiar um apartamento de 200 mil
Como financiar um apartamento de 200 mil – Imagem: Pixabay

As parcelas do financiamento só podem comprometer até 30% da renda total dos consumidores. Portanto, para realizar a simulação do financiamento, leve em consideração a sua renda.

Com esses dados em mãos, o próximo passo é verificar se o imóvel atende às suas necessidades. Se o imóvel de seus sonhos não for a melhor escolha no momento, recorra a um plano B.

Para conhecer quais serão as parcelas do financiamento, os consumidores podem ir até a instituição financeira ou banco responsável. Outra maneira de analisar esses dados é utilizar um simulador da internet.

Como escolher um imóvel

O sonho de muitos brasileiros é adquirir a casa própria. Entretanto, para alcançar esse objetivo, o caminho é longo e exige esforço. Antes de fechar qualquer contrato de imóvel, os consumidores devem conhecer as características do mesmo.

Afinal, investir 200 mil reais em um imóvel é muita coisa, e ele deve proporcionar aquilo que está buscando. Existem, portanto, alguns pontos a considerar, são eles: o tamanho do ambiente; a localização; as características gerais; o estado de conservação; entre outros.

À vista ou financiado?

Segundo o UOL, tudo depende da quantia que o consumidor tem para investir no imóvel. Além disso, é importante considerar quais são as taxas de juros cobradas na compra.

Se os consumidores estão com o dinheiro aplicado e rendendo, principalmente no caso de juros altos, a melhor alternativa é o financiamento. Mas o pagamento à vista também tem as melhores condições de compra.

Veja também: Quanto gasto com documentação de imóvel? Entenda os valores

10 ideias para FAZER RENDA EXTRA no final de semana (Dicas quentes!!!)

Carregando comentários aguarde...
...
...