Como viajar de ônibus de graça pelo Brasil? Entenda beneficiários

Para quem adora se aventurar em lugares diferentes ou tirar umas férias merecidas imergido em uma nova cultura, essas informações podem ser muito válidas!

Anúncio


Ponta Grossa, 16 de março de 2022 – Como viajar de ônibus de graça pelo Brasil – Se viajar pelo Brasil um dia precisou de altos investimentos, hoje já é possível conhecer lugares incríveis indo apenas de ônibus pelo país. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado traz informações disponíveis.

Como viajar de ônibus de graça pelo Brasil?

Para quem adora se aventurar em lugares diferentes ou tirar umas férias merecidas imergido em uma nova cultura, viajar parece ser difícil quanto às passagens pesam no bolso. No entanto, o que muitos não sabem é que é completamente possível viajar de graça. Isso mesmo!

Um grande exemplo de viajar de graça é de carona com as Forças Aéreas Brasileiras (FAB). Entretanto, sair conhecendo vários cantos do Brasil de forma terrestre, por ônibus, e de graça, também é possível.

Há programas sociais que vão desde o ID Jovem que contempla jovens no Brasil, por exemplo, assim como para o público da terceira idade.

Veja também: Quanto recebe um Jovem Aprendiz? Tem direito a FGTS e 13º? Entenda

Continua depois da publicidade

Viajar de ônibus de graça com o ID Jovem

Como viajar de ônibus de graça pelo Brasil?
Como viajar de ônibus de graça pelo Brasil? – Imagem: Canva Pro

De acordo com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, conforme o portal UOL, para jovens de baixa renda, viajar também está em seus direitos garantidos.

Continua depois da publicidade

Isso porque o ID Jovem surge para beneficiar esse público entre 15 e 29 anos, para que possam viajar de ônibus sem custos. Contudo, para ser contemplado, o jovem deve comprovar alguns critérios, como o de receber renda mensal de até dois salários mínimos.

Mas o benefício não se restringe apenas a ônibus, já que os trens também aceitam o cadastro do ID Jovem.

Para realizar a viagem gratuitamente, o viajante precisa fazer seu cadastro no aplicativo ID Jovem e apresentá-lo acompanhado do documento de identificação para embarque.

Viajar de ônibus de graça sendo idoso

A terceira idade não fica de fora das viagens gratuitas pelo Brasil. A contemplação, assim como no ID Jovem, é destinada essencialmente para quem tem a partir de 60 anos. Além disso, o idoso precisa comprovar renda de até dois salários mínimos por mês. Já na hora de viajar, fazer a reserva com até 30 dias úteis para o dia da viagem ou 3 horas antes do embarque.

As viagens, por sua vez, são feitas interestadualmente (entre estados).

Passagens de ônibus baratas para viajar pelo Brasil

Se viajar pelo Brasil de ônibus gratuitamente não for possível para o viajante, é possível ir quase de graça. Com aplicativos como o Buser – plataforma de transporte de ônibus mais acessível para viagens –, por exemplo, o viajante poderá encontrar passagens muito mais econômicas.

Veja também: Quanto custa viajar para o Rio de Janeiro de ônibus? Veja valores

10 ideias para FAZER RENDA EXTRA no final de semana (Dicas quentes!!!)

Carregando comentários aguarde...
...
...