Conheça as novas profissões para aposentados que desejam renda extra

Alguns setores estão longe de ver a idade da terceira idade como um freio, mas sim como uma vantagem.

Anúncio


Novas profissões para aposentados ─ Quando você tem mais de cinquenta anos e se encontra desempregado, rapidamente se depara com uma observação importante: as oportunidades de emprego estão se tornando escassas. Nesta data (07/03), o Guia do Ex-Negativado traz as carreiras disponíveis para quem já tem aposentadoria.

Quais são as novas profissões para aposentados que querem fazer um serviço extra

Um aposentado ou sênior é um ativo sério para uma empresa jovem que procura experiência para implantar. A partilha de conhecimento e know-how entre os seniores e os menos experientes dá resultados positivos.

Numa altura em que a concorrência é por vezes exacerbada em determinados setores, o recrutamento de um sénior pode facilitar as relações. Os idosos conhecem o funcionamento interno do negócio e terão menos necessidade de provar seu valor.

Muitas empresas de recrutamento elogiam sua capacidade de serem mais serenas e compostas , especialmente no gerenciamento de crises , do que pessoas mais jovens não acostumadas a tais situações. A sua lealdade também deve ser tida em conta: os jovens trabalhadores mudam de empresa mais facilmente após 2 anos.

PMEs e startups

Difícil treinar jovens quando você começa. O recrutamento de seniores permite ter uma pessoa rapidamente operacional, em contratos a tempo parcial à partida, nomeadamente em funções de apoio (jurídica, RH, administrativa, contabilística). Menos impulsivos do que seus irmãos mais novos, os idosos são mais propensos a dar um passo atrás em situações estressantes.

Continua depois da publicidade

Veja também: Como iniciar um negócio sem dinheiro; é possível? Entenda aqui

Continua depois da publicidade

Digital

Quais são as novas profissões para aposentados que querem fazer um serviço extra
Quais são as novas profissões para aposentados que querem fazer um serviço extra – Imagem: Pixabay

Isso pode ser uma surpresa e, no entanto, as profissões digitais estão em tensão, ou seja, não há candidatos suficientes. Os recrutadores tenderão, por conseguinte, a ter uma visão ampla no recrutamento e não hesitarão em contratar seniores, desde que treinem regularmente para estar na vanguarda das tecnologias neste setor.

Varejo e comércio

Muitas posições na loja estão disponíveis para idosos. É mais provável que um cliente pergunte a um idoso, seja porque eles têm a mesma idade ou porque transmitem uma sensação de experiência.

Os aposentados também serão, então, procurados para cargos de gestão e responsabilidade, como por exemplo para a abertura de uma franquia onde sabemos que a experiência conta.

Consultoria e treinamento empresarial

Se há de fato 2 setores em que os aposentados são valorizados, são os da consultoria e da formação in company. Um sênior, portanto, que não deseja trabalhar para uma determinada empresa, pode muito bem se tornar freelancer e cumprir missões específicas para clientes, desde que tenha um bom network e uma boa capacidade de se vender.

Assistente pessoal

O envelhecimento da população implica um aumento do número de idosos que necessitam de ajuda domiciliária. Uma oportunidade para seniores que ainda estão ativos e desejam, portanto, se requalificar profissionalmente ou encontrar trabalho em um setor com demanda de mão de obra.

Veja também: O que é necessário para aposentadoria especial?

VEJA 5 formas de criar RENDA PASSIVA e tenha já uma graninha PINGANDO EM SUA CONTA

Carregando comentários aguarde...
...
...