Qual aplicativo para baixar CNH Digital? Veja as versões disponíveis

A identificação digital representa o futuro e tudo se encaminha para a dispensa de documentação física.

Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Qual aplicativo para baixar CNH Digital ─ Embora muitos documentos em suas versões digitais, não sejam aceitos em todas as situações (como é o caso da Identidade digital nas provas do ENEM), eles estão ganhando lugar. Dentre eles, temos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que também tem sua versão digital. Nesta data (27/02), o Guia do Ex-Negativado te mostra como acessar.

Qual aplicativo para baixar CNH Digital

Para conseguirmos nossa tão sonha autorização para condução de veículos, ainda devemos passar pelo respectivo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), ter aulas teóricas e práticas na autoescola e conseguir aprovações nos testes teóricos e práticos para conseguirmos a CNH.

Uma vez obtida a habilitação em sua forma física, ela se mostra ainda mais útil por conter outros dados importantes, como o número do RG, do CPF, sua filiação, a data da primeira habilitação e a validade do referido documento.

No entanto, documentos físicos podem ser perdidos ou se deteriorarem com o passar do tempo, exigindo, então, processos ás vezes demorados para conseguir a 2ª via. Felizmente, agora podemos ter nossa versão digital da CNH, através do nosso smartphone.

Veja também: Loja de celular pode ser MEI? Descubra as especificações do regime

Continua depois da publicidade

Android e iOS

Qual aplicativo para baixar CNH Digital
Qual aplicativo para baixar CNH Digital (Foto: Divulgação / Detran)

Seja no sistema Android ou IOS, para termos acesso a nossa CNH Digital, devemos baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. O app foi desenvolvido pela Serpro desde 2018. Uma vez instalado o programa, ele pedirá seu login do site gov.br, que caso não tenha, basta criar uma conta no site do governo rapidamente.

Em seguida, com a conta e a senha em mãos, basta realizar o login no aplicativo, e na tela, selecionar a opção “Habilitação”. Em seguida, “toque para baixar a CNH”, e na tela seguinte, na opção “validar utilizando o celular”.

Depois, então, o usuário deverá conceder acesso do aplicativo a sua câmera do celular, que você utilizará para scanear o QR Code presente no verso de sua CNH física.

Por fim, será feita uma identificação visual com a sua câmera, e em seguida preencher o seu CEP, número de telefone e cadastrar sua senha de acesso, que pode, portanto, ser com 4 dígitos numéricos ou com sua digital. E enfim, sua CNH digital estará disponível!

Fácil e prático!

Seguindo esses passos explicados pelo Guia do Ex-Negativado, você agora terá acesso a qualquer momento da sua CNH Digital. Ainda não se tornou unanimidade o uso do documento digital em todos os locais que exijam sua apresentação.

Mas isso é apenas uma questão de tempo. Até lá, portanto, continue guardando sua CNH física com cuidado para evitar possíveis perdas ou roubos e tenha acesso a sua versão digital no seu celular, em caso de necessidade.

Veja também: Qual é o limite de pontos na CNH em 2021? Entenda a nova Lei

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...