Quanto gasta um PC ligado 24h por dia? Entenda o custo previsto

Existem eletrodomésticos que precisam estar sempre conectados na tomada, como é o caso de geladeiras, freezers ou frigobar.

Anúncio


Ponta Grossa, 23 de março de 2022 – Quanto gasta um PC ligado 24h por dia ─ A energia elétrica está cada vez mais cara e medidas de economia são mais do que necessárias. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado revela quanto gasta um computador pessoal ou profissional.

Quanto gasta um PC ligado 24h por dia

Existem eletrodomésticos que precisam estar sempre conectados na tomada, como é o caso de geladeiras, freezers ou frigobar. Outros, acabam ficando conectados por mera conveniência, como liquidificadores, micro-ondas, televisão e claro, o computador pessoal, o famoso “PC”.

Inclusive, a importância deste é ainda maior pois, muito mais do que uma forma de lazer, também é utilizado por muitas pessoas como ferramenta de trabalho, ainda mais para quem trabalha via home office.

Devido a isso, é bastante habitual que pessoas mantenham o seu computador, notebook ou netbook conectados a todo momento na tomada, sempre disponíveis para quando for preciso usá-los. Mas, isso pode causar aumentos consideráveis na sua conta de luz.

Quanto é gasto de energia com o computador ligado?

Consideramos como exemplo uma CPU tradicional, mas tendo em mente que notebooks e netbooks consomem menos.

Continua depois da publicidade

De acordo com o site Canal Tech, um PC padrão consome cerca de 130W por mês, isso apenas levando em conta o seu gabinete. Eles vão precisar de um monitor ou mesmo uma TV convencional para seu uso, o que já gera mais um consumo de 80W ou mais.

Continua depois da publicidade

Um notebook possui valores inferiores, mas ainda assim, seu consumo pode afetar consideravelmente sua conta de energia, caso o proprietário o mantenha ligado por várias horas, ou mesmo um dia inteiro.

A título de exemplo, se o seu computador tem um gasto médio de 200W, isso corresponde a 0,2 kW/h, que multiplicado por 24h, dá 4,8 kWh por dia. Se o valor do kW/h custa R$0,30, então você irá gastar R$1,44 por dia, só com o seu computador ligado.

Veja também: Quanto gasta um ventilador por mês? Entenda os custos previstos

Dicas para economizar energia elétrica com seu PC

Quanto gasta um PC ligado 24 horas por dia
Quanto gasta um PC ligado 24 horas por dia – Imagem: Canva Pro

Saber o quanto consome-se pelo seu computador na hora de comprar é uma excelente maneira de reduzir custos. Além disso, ideal para ter uma noção melhor do seu consumo de energia.

Manter seu PC desligado enquanto não está em uso, ajustar suas opções de consumo de energia no painel de controle e optar por opções mais econômicas de monitor também ajudam e muito a reduzir o custo da conta de luz no final do mês.

Nestes tempos difíceis, economizar é essencial

Todo e qualquer brasileiro já está cansado de ver notícias sobre o aumento do preço dos mais diversos produtos e serviços, e a energia elétrica certamente é um dos mais caros.

Por isso, se você costuma usar seu PC com frequência e sabe agora como calcular seu consumo de energia, siga essas dicas para poder reduzir sua conta de luz, sem perder sua produtividade ou opção de lazer.

Veja também: Como economizar dinheiro ganhando 1500 reais? Entenda as finanças

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

Carregando comentários aguarde...
...
...