Quanto gasta um ventilador por mês? Entenda os custos previstos

Com a guerra na Ucrânia com a Rússia, os próximos meses podem pesar na conta de luz, devido aos impactos no setor energético.

Anúncio


Ponta Grossa, 17 de março de 2022 – Para se ter uma base dos custos domésticos, é fundamental saber quanto gasta um ventilador por mês. Deste modo, conscientizar-se sobre o gasto com coisas que parecem simples, como ter o ventilador sempre ligado, é indispensável. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado comenta mais sobre esse gasto.

Quanto gasta um ventilador por mês

Ter em mente o quanto gasta um ventilador por mês não é de conhecimento por boa parte dos consumidores.

Segundo a CNN Brasil, com a guerra na Ucrânia com a Rússia, os próximos meses podem pesar na conta de luz, devido aos impactos no setor energético. Dessa forma, o controle nos gastos de energia devem ser redobrados.

Mas para ter um bom controle de gastos domésticos, o consumidor precisa se conscientizar sobre o quanto os elementos de seu imóvel gastam de energia.

Contudo, para saber o quanto um ventilador gasta mensalmente, é preciso observar alguns aspectos: como a quantidade de horas por dia ligado, o modelo do ventilador e a média de watts.

Continua depois da publicidade

Um ventilador de teto é o que mais apresenta gastos, com uma média de 28,8 reais Kw/h por mês, apresentando em média de 120 watts de potência. Em seguida, o ventilador de mesa, coluna e parede com potência média de 65 watts, gasta 15,6 reais Kw/h por mês.

Continua depois da publicidade

Considerando que um ventilador custa em média 200 reais os modelos menores, os gastos mensais com um ventilador podem, então, ultrapassar o valor do próprio produto ao longo do ano.

Veja também: Como sacar o vale gás no caixa eletrônico? Aprenda

Como é medido o gasto mensal com o ventilador?

Quanto gasta um ventilador por mês
Quanto gasta um ventilador por mês – Imagem: Canva Pro

O gasto energético de um ventilador vai depender da sua potência, que quanto maior for, mais consumo energético terá.

Para saber o quanto um ventilador pode gastar por mês, antes de comprá-lo, observar a etiqueta Procel será fundamental. Nela está contida uma relação estimativa de consumo mensal, eficiência energética e vazão de ar.

As informações caracterizam a classe do ventilador, que pode variar de A a E, em que o consumidor deve dar preferência à primeira opção.

Como economizar com os gastos mensais de um ventilador?

Para economizar na conta energética dos ventiladores, então, o consumidor precisa analisar fatores que vão desde a própria conscientização quanto à escolha do produto.

Começando pela escolha do produto, portanto, o principal fator é observar o tipo de necessidade. Por exemplo, às vezes um ventilador de mesa pode ser mais adequado para a necessidade do consumidor do que um de teto.

Por outro lado, se o consumidor age com consciência e desliga o ventilador quando não está em uso, poderá ter uma grande diferença benéfica na conta de energia mensal.

Veja também: Saiba qual o lucro de 100 galinhas poedeiras para começar a investir

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Carregando comentários aguarde...
...
...