Saiba como parcelar MEI e ficar em dia com os débitos DAS

O imposto do MEI (DAS) é cobrado mensalmente e pode se transformar em dívida ativa, caso não haja o devido pagamento

Anúncio


Como parcelar MEI ─ Saber como parcelar contas e dívidas atrasadas é fundamental para não complicar a vida financeira. Afinal de contas, o parcelamento pode salvar qualquer pessoa quando o orçamento mensal está apertado. Nesta data (28/01), o Guia do Ex-Negativado mostra todas as etapas desse processo.

Como parcelar MEI

Muitos microempreendedores ficam em dúvida sobre como parcelar MEI. Afinal de contas, esse é um processo que pode salvar qualquer pessoa que está tentando fugir das dívidas financeiras.

Vale destacar que esse processo só é válido para os microempreendedores que possuem mais de 12 pagamentos DAS atrasados dentro do histórico. Caso o MEI ainda não tenha passado dessa marca, o ideal é fazer um planejamento financeiro e começar a fazer a quitação sem o parcelamento.

Etapas para pedir o parcelamento

Agora que já sabemos quem pode pedir o parcelamento das contas MEI, chegou o momento de descobrir todas as etapas desse processo. Felizmente, os microempreendedores que precisam desse recurso não encontram muitas dificuldades no meio do caminho.

A seguir, veja as etapas para solicitar o parcelamento de contas atrasadas por meio da internet:

Continua depois da publicidade
  • Entre na plataforma do Governo Federal e, em seguida, no Portal do Empreendedor;
  • Depois, basta clicar em “Já sou MEI”;
  • Para dar início ao processo, deve-se selecionar “Pagamento de contribuição mensal”;
  • Finalizando, o microempreendedor precisa selecionar a aba “Parcelamento”.

Depois de seguir essas etapas, o solicitante será enviado para o portal do Simples Nacional. Nessa área, deve-se clicar em “Parcelamento” e seguir as orientações mostradas na tela.

Continua depois da publicidade

Veja também: Quanto um MEI pode faturar no ano de 2022? Confira!

Riscos de não regularizar o MEI

Como parcelar MEI
Como parcelar MEI (Foto: Canva Pro)

É muito importante que os microempreendedores individuais deixem seu registro regularizado. Apesar do CNPJ não ser cancelado pelo sistema, os inadimplentes podem enfrentar diversos problemas caso estejam em situação irregular. Alguns deles são:

  • Benefícios importantes são perdidos (como INSS);
  • Não existe a possibilidade de emitir as notas fiscais;
  • Esse débito pode ser redirecionado ao CPF do microempreendedor.

Diante disso, é fundamental fazer o pagamento do imposto mensal e evitar esses problemas durante a jornada empreendedora. Com a situação regularizada, os indivíduos continuam tendo os seus direitos e podem aproveitar todas as possibilidades dentro do seu negócio.

Qual é o valor do imposto mensal (DAS)?

O microempreendedor individual precisa manter a sua regularização dentro dos registros governamentais. Para isso, é preciso respeitar todas as normas e fazer pagamentos de impostos mensais, o famoso DAS.

O DAS é um documento importante dentro do mundo dos microempreendedores e tem o valor de R$ 60,60 por mês. Vale destacar que esse preço pode subir em alguns períodos do ano, portanto, os indivíduos devem prestar atenção nisso.

Veja também: Quem tem MEI recebe seguro-desemprego?

10 ideias para FAZER RENDA EXTRA no final de semana (Dicas quentes!!!)

Carregando comentários aguarde...
...
...