Salário de professor no Paraná: Confira os valores do piso de 2022

Há pouco, o governador do estado paranaense divulgou novos orçamentos para os salários dos professores

Anúncio


Salário de professor no Paraná ─ Nesta data (22/02), o Guia do Ex-Negativado divulga os valores disponíveis de acordo com a carga horária do trabalhador, observando algumas mudanças dos últimos tempos.

Saiba o valor do salário de professor no Paraná

O governador Ratinho Jr. (PSD) aprovou recentemente uma lei que altera o planejamento de carreira e aumenta o resultado dos salários de professor no Paraná.

O piso salarial para essa categoria agora é de R$ 5.545 mensais para aulas de 40 horas no estado. Esse valor representa um aumento de 48,7%, considerando que o menor orçamento vigente no estado do Paraná antes disso era de 3.730 reais.

O novo valor será pago a partir de janeiro de 2022. A mudança atinge 66 mil professores da rede nacional de ensino e reajusta em média 20% dos salários atuais. O projeto passou por três rodadas de aprovação na Assembleia Legislativa do estado antes de se tornar lei.

Também recentemente, o governador aprovou outras medidas que afetam a educação no estado: abertura de 2 mil vagas de formação continuada de professores e pagamento de bônus a diretores e auxiliares de agências.

Continua depois da publicidade

Processo antes de se tornar lei

O projeto do governo estadual foi aprovado pela maioria dos parlamentares na 2ª e 3ª votação. Por causa das revisões, a proposta teve que votar na redação final.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Secretaria de Educação (SEED), a medida beneficiará mais de 22,4 mil profissionais em início de carreira, entre servidores efetivos e temporários, além de afetar a remuneração de outros professores.

O texto foi aprovado sem muita resistência, mas enfrentou forte oposição da oposição, que desde a apresentação da proposta considera o reajuste insuficiente, alegando que o governo tem recorrido ao “desmantelamento” do salário de professor no Paraná, principalmente em detrimento da interesses judiciários.

Veja também: Salário do Tecnólogo em Logística: Confira os valores da base profissional

Greves

Saiba o valor do salário de professor no Paraná
Saiba o valor do salário de professor no Paraná / Fonte: Canva Pro

Professores fazem greve contra reajuste salarial proposto pelo governo do Paraná. A liderança do governo garantiu que a proposta beneficiaria a categoria.

O texto final do projeto foi aprovado e foi aditada uma subalteração que incluiu alterações na evolução do salário de professor no Paraná dentro de uma mesma classe profissional, com uma diferença mínima de 1 por cento entre uma classe e outra.

Outra mudança diz respeito aos turnos noturnos para os professores, que serão contados a partir das 19h, e para os agentes educacionais, a partir das 18h.

Após a aprovação, o Sindicato dos Educadores Públicos do Estado do Paraná (APP-Sindicato) informou em nota que houve “mudanças significativas” no programa.

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Carregando comentários aguarde...
...
...