Selic a 10,75%: saiba onde investir para aproveitar a alta e lucrar

Títulos vinculados à Selic no Tesouro Direto são opções vantajosas e seguras

Anúncio


O Copom novamente elevou a taxa básica de juros, deixando a Selic em 10,75% ao ano, uma alta considerável. Esse aumento gera novamente uma grande movimentação no mercado e a expectativa de lucro entre os investidores de plantão. Quer saber maneiras simples e seguras de lucrar? Confira no post de hoje (03/02) do blog Guia do Ex-Negativado.

Após reuniões no início da semana, foi definido que a Selic receberia uma elevação de 1,5%. Seu valor anterior estava em 9,25% desde dezembro.

A cada 45 dias, há novas reuniões no Comitê de Política Monetária (Copom), órgão vinculado ao Banco Central do Brasil, para avaliar a necessidade de redução ou elevação da taxa básica de juros do país em determinado momento.

O Copom toma suas decisões a cada reunião, conforme as expectativas de inflação, o balanço de riscos e a atividade econômica. O BC define a taxa Selic visando o cumprimento da meta para a inflação”, explica o comitê sobre suas decisões. ​

Conforme já era esperado pela maior parte do mercado financeiro, houve o 8º aumento consecutivo da Selic, chamando a atenção dos investidores para determinados títulos.

Continua depois da publicidade

Selic a 10,75%: onde aproveitar a alta para lucrar?

O aumento proporcionado pelo Copom é bastante positivo para quem investe em títulos que rendem juros com base na taxa básica ou no CDI. Ou seja, são investidores que vêm aproveitando as elevações da Selic desde o ano passado.

Continua depois da publicidade

Quando falamos em CDI, o Certificado de Depósito Interbancário, é porque são muitos os investimentos em renda fixa ou contas digitais que rendem através dessa taxa. Ela é definida em 0,10 a menos do que a Selic.

Portanto, significa dizer que a taxa do CDI atualmente subiu para 10,65% ao ano, aumentando junto com a taxa básica de juros.

Selic a 10,75%: saiba onde investir para aproveitar a alta e lucrar
Selic a 10,75%: saiba onde investir para aproveitar a alta e lucrar (Foto: Canva Pro)

Tesouro Selic 2024

O próprio nome do título já induz o motivo de ser uma opção rentável para quem procura oportunidade com base na elevação da taxa básica de juros.

É um título público de investimento oferecido pelo programa Tesouro Direto, no qual qualquer brasileiro com 18 anos pode investir.

O rendimento anual é de Selic + 0,0733%.

Ou seja, a rentabilidade desse título atualmente está em 10,82% ao ano.

Há variações ao longo do ano de acordo com a subida ou descida da taxa, mas sempre sendo somada à taxa fixa de rentabilidade.

Esse tipo de investimento é considerado como seguro por se tratar de empréstimos feitos para o Governo Federal, com valores que são direcionados para obras públicas.

Em troca, o Governo paga juros aos investidores. Nesse caso, com base na taxa Selic.

O investimento mínimo é de R$ 113,05 e seu prazo de vencimento é em 1º de setembro de 2024.

Tesouro Selic 2027

Este título segue as mesmas regras que foram destacadas acima, apenas com a mudança no prazo de vencimento, que passa a ser em 1º de março de 2017.

O investimento mínimo é de R$ 112,01 e os juros são mais altos para o investidor.

A rentabilidade anual é de Selic + 0,2201%.

Portanto, ao investir nesse título o rendimento anual será de 10,97% ao ano nas condições atuais.

Precisando mudar a sua realidade de vida? Aprenda a fazer o dinheiro
trabalhar para você e torne-se um investidor de sucesso, mesmo ganhando
pouco. Baixe agora o e-book, GRÁTIS, e conheça os 5 passos que vão te
transformar numa pessoa de sucesso financeiro.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina. Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro. Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal. Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo:

Carregando comentários aguarde...
...
...