Vale a pena comprar celular recondicionado? Entenda aqui

O celular recondicionado é uma das possibilidades novas para o mercado, com produtos diferenciados

Anúncio


Vale a pena comprar celular recondicionado? ─ Nesta data (20/02), o Guia do Ex-Negativado debate a procedência e qualidade dos celulares recondicionados. Caso você não saiba, eletrônicos recondicionados, de smartphones a tablets, notebooks, consoles de videogames e outros gadgets, já têm um grande mercado no exterior.

Vale a pena comprar celular recondicionado?

Recondicionado não se trata sobre produtos vendidos ao cliente que são devolvidos e reciclados para revenda (estes são produtos “usados”), mas sim gadgets que nunca foram comercializados e se tornaram obsoletos por algum motivo.

O principal aspecto de um notebook ou telefone recondicionado é que ele foi devolvido à fábrica em algum momento. Conheça alguns fatores sobre se vale a pena comprar celular recondicionado:

  • O produto teve uso como expositor e não se vendeu;
  • O aparelho foi adquirido mas devolvido pelo utilizador por defeito ou arrependimento dentro do prazo de devolução (ao contrário dos produtos usados);
  • O produto não tem venda durante sua vida útil (os celulares são comuns, principalmente os da Apple, que tem somente um ano);
  • O aparelho apresentou defeito na linha de montagem e foi reparado (isso impede que ele se venda como novo).

Características

Um dos principais aspectos de um aparelho recondicionado é que ele é desembalado pelo menos uma vez por padrão, o que impede que ele se classifique como um novo gadget.

Notícias relacionadas

Resultado da Tele Sena desse domingo (24/04): veja…

Continua depois da publicidade

Saiba como pedir um cartão de crédito no Nubank

Continua depois da publicidade

Os reparos que ainda estão na linha de montagem seguem os mesmos princípios e, em teoria, a eletrônica não deve ter problemas nesta fase. No momento em que isso ocorre, não pode entrar na loja como um aparelho novo sem defeitos.

Veja também: Segurança digital: Como se proteger de hackers no celular e eletrônicos

Conclusão: vale mesmo a pena?

Vale a pena comprar celular recondicionado? Entenda aqui
Vale a pena comprar celular recondicionado? Entenda aqui (Foto: Canva Pro)

Com base em tudo o que falamos sobre este tipo de aparelho, será que vale a pena comprar celular recondicionado? Conheça a seguir mais alguns pontos.

Sem adição de açúcar: se você estiver comprando um telefone, tablet ou laptop recondicionado no exterior, de qualquer forma (pessoalmente ou por meio de e-commerce), novo ou usado, você obterá um aparelho que é muito bom na maior parte do tempo, eficaz. Isso mesmo levando em conta o impacto fiscal, de caráter obrigatório pelos grandes descontos.

Por outro lado, no Brasil, por exclusão do consumidor, falta de regulamentação e a notória lei Gerson, além da dificuldade de achar companhias e lojas (além da Dell) que vendessem tais produtos, a oportunidade de aquisição acabou sendo um com relutância: comprei novo e recebi reembalado, possivelmente até com defeito, pelo mesmo valor.

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...