Como saber se tenho valores a receber do Banco Central? Entenda

Banco Central tem devolvido valores esquecidos pelos brasileiros

Anúncio


O Banco Central abriu uma plataforma exclusiva para que os brasileiros verifiquem se possuem dinheiro esquecido em algum banco nacional. Com isso, a dúvida que está no ar nos últimos dias é a seguinte: ‘como saber se tenho valores a receber do Banco Central?’ É o que vamos explicar no post de hoje (02/02).

São milhões de brasileiros que possuem dinheiro parado em contas bancárias e nem sequer se lembram. Ao todo, o BC estima que há aproximadamente R$ 8 bilhões a serem resgatados pelos brasileiros clientes de instituições financeiras.

Para isso, a autoridade bancária criou uma plataforma para que os brasileiros possam consultar e retirar os valores que lhe pertencem, mesmo que não lembrassem da existência desse dinheiro.

“Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores”, explica o BC, em seu site oficial.

Como saber se tenho valores a receber do Banco Central?

como saber se tenho valores receber do banco central
Como saber se tenho valores a receber do Banco Central? (Foto: Canva Pro)

A consulta deve ser feita através do site do próprio Banco Central, por meio de uma página exclusivamente voltada para os consumidores brasileiros.

Continua depois da publicidade

A página é bcb.gov.br/acessoinformacao/minhavidafinanceira. Basta colar em seu navegador e ter acesso ao site do Banco Central.

Continua depois da publicidade

Entretanto, devido ao enorme volume de procura quando o período de consulta foi aberto os servidores foram derrubados e o site do BC ficou fora do ar.

Por essa razão, a instituição precisou pausar o período de consulta para aumentar a segurança e deixar os servidores com mais potência para assegurar que não sofrerá novas quedas.

Só será possível consultar novamente a partir do dia 14 de fevereiro.

Como o acesso será feito na data marcada?

No endereço destacado acima, siga os seguintes passos para fazer a consulta e saber se possui dinheiro a receber:

– Clique no botão que diz “Acesse o Registrado Gratuitamente”. Na sequência, será aberta a página de login da plataforma que permite consultar empréstimos, chaves Pix, operações financeiras, cartões e contas em seu nome;

– Utilize sua conta gov.br ou do Banco Central para ter acesso à plataforma;

– Por fim, procure pela opção ‘Valores a Receber’ e confirme se existe ou não dinheiro esquecido em alguma de suas contas bancárias.

Torne-se um investidor de sucesso e comece a mudar imediatamente a sua
realidade financeira. Baixe grátis o e-book e aprenda, em 5 passos, como
guardar dinheiro e investir, mesmo ganhando pouco.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina. Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro. Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal. Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo:

Carregando comentários aguarde...
...
...