Nascido em Salvador, tenho 28 anos e possuo formação superior no curso de "Comunicação Social - com Habilitação em...

Herdeiro pode sacar dinheiro esquecido nos bancos? Veja

Publicidade

...

Simpatia para parar de gastar dinheiro à toa (Foto: Canva Pro)

Está oficialmente aberto o período para realizar consultas sobre quais são os valores a receber que foram esquecidos em instituições financeiras brasileiras, bem como para sacar. Porém, uma dúvida ainda fica no ar: o herdeiro pode sacar dinheiro esquecido nos bancos? Confira a resposta hoje (07/03).

Entenda a ação do Banco Central sobre dinheiro esquecido nos bancos

Dinheiro esquecido é como o Banco Central vem chamando os valores que estão guardados, ou literalmente esquecidos, em contas bancárias brasileiras, por um período grande de tempo, e que até então não foram devidamente resgatados por seus donos.

Com um sistema chamado de Valores a Receber, a autoridade bancária fornece uma praticidade para que os cidadãos possam resgatar valores esquecidos em mais de um banco, inclusive.

Tratam-se de valores que foram deixados na conta bancária e não foram sacados, ou de investimentos realizados sem ter sido resgatados, juros pagos por alguma aplicação, rendimento da poupança ou alguma devolução que tenha sido feita ao longo dos tempos.

O herdeiro pode sacar o dinheiro esquecido no banco? (Foto: Canva Pro)

Seja de qualquer origem, os valores podem ser resgatados por qualquer pessoa, realizando uma simples consulta por meio de CPF e data de nascimento.

Mas, e quanto aos falecidos, quem poderá sacar os valores de suas contas antigas? Essa é a dúvida que tiraremos no tópico abaixo.

Herdeiro pode sacar dinheiro esquecido nos bancos?

A resposta é sim. O Banco Central permite que os herdeiros de contribuintes já falecidos resgatem os valores que foram esquecidos nas contas bancárias de algum trabalhador morto.

A consulta deve ser feita da mesma forma, utilizando o CPF do cidadão que já está falecido e que pode ter deixado algum valor em contas bancárias antigas.

Já o saque deverá seguir o que manda a legislação nacional.

São considerados como terceiros legalmente autorizados pelo Banco Central: “procuradores, tutores, curadores, herdeiros, inventariantes ou responsáveis por menor não emancipado”.

Quem se enquadrar em alguma dessas categorias poderá fazer o resgate de qualquer quantia esquecida pela pessoa que deixou como herdeiro.

Como o saque acontecerá?

Existe um cronograma oficial divulgado pelo BCB que explica quem poderá realizar saque em determinadas datas.

Esta semana, entre os dias 7 a 12 de março, é exclusivamente voltada para os cidadãos que nasceram antes de 1968.

Já a próxima semana será exclusiva para os nascidos entre 1968 a 1983. Na sequência, será aberta para todos os nascidos a partir de 1984.

Faça o dinheiro trabalhar para você e comece a mudar a sua realidade
financeira, hoje mesmo. Baixe GRÁTIS o e-book: 5 passos para guardar
dinheiro e investir, mesmo ganhando pouco!

VEJA 5 formas de criar RENDA PASSIVA e tenha já uma graninha PINGANDO EM SUA CONTA

Ao mesmo tempo que executa outras atividades de sua rotina, é sim totalmente possível ter outra fonte de renda que garanta uma grana pingando com frequência em sua conta. Essa possibilidade de expandir seus ganhos sem que necessariamente precise aumentar o seu trabalho, recebe o nome de: renda passiva. A ideia, portanto, é ter uma grana pingando mesmo que você esteja descansando, de férias ou, quem sabe, trabalhando em outra coisa. E é sobre isso que falaremos no vídeo de hoje. Apresentaremos as chances possíveis de se fazer uma graninha extra ou, quem sabe, sua principal renda. Acompanhe:
Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Michele Azevedo oiê... você quer saber a última novidade da rede?Descubra as vantagens de contratar um paisagista para seu jardim
QUERO LER

Victor de Freitas: Nascido em Salvador, tenho 28 anos e possuo formação superior no curso de "Comunicação Social - com Habilitação em Jornalismo", pela Universidade Unijorge, de Salvador. Possuo também formação em cursos voltados para a área de "produção de conteúdo para a web" e "técnicas de SEO", pela Universidade Rock Content; além de curso sobre "jornalismo digital" pela Prime Cursos. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Atualmente, atuo nos portais Folha GO, ecbahia.com e Arena Rubro-negra, como produtor de conteúdo para web e editor de textos. Contato profissional: victordefreitas.redacao@gmail.com Contato do site: contato@folhago.com.br