13° salário do INSS: Veja quem recebe valor integral ou proporcional

Pagamento antecipado da parcela inicia no próximo dia 25

Anúncio


Curitiba, 07 de abril de 2022 –  O pagamento do 13° salário do INSS começa em breve, mais especificamente no próximo dia 25. Embora todos beneficiários o recebam, o valor varia. Confira no Guia do Ex-Negativado quem recebe o valor proporcional ou integral do benefício.

Assim como acontece com os trabalhadores formais, o décimo terceiro do INSS é uma parcela extra, uma espécie de abono. Dessa forma, atua como um respiro financeiro.

O pagamento geralmente ocorre no segundo semestre. Contudo, pelo terceiro ano consecutivo houve a antecipação, de modo que a liberação começará ainda neste mês e terminará em junho.

Qual é o valor do 13° salário do INSS?

13° salário do INSS
13° salário do INSS: Veja quem recebe valor integral ou proporcional – Foto: Canva

O valor varia de acordo com a data em que o cidadão começou a ser beneficiário do INSS. Veja como funciona:

  • Quem já era beneficiário do INSS em janeiro de 2022 recebe um benefício extra, independentemente do valor mensal que receba;
  • Beneficiários que somente passaram a receber valores do INSS depois de janeiro de 2022 recebem o décimo terceiro de forma proporcional.

Por isso, quem já era aposentado no início do ano recebe um benefício extra; já quem se aposentou depois o recebe em valor proporcional.

Continua depois da publicidade

Como calcular o 13° salário do INSS proporcional?

Quem somente passou a ser beneficiário do INSS após janeiro desse ano recebe o décimo terceiro de maneira proporcional.

Continua depois da publicidade

Nesse caso, basta dividir o valor mensal por 12. Depois, multiplique pelo número de meses, no ano, em que se recebeu o benefício.

Por exemplo, quem recebe um salário mínimo (R$ 1.212) e passou a receber aposentadoria em março terá direito a 10/12 como 13° salário do INSS e o valor será de R$ 1.010.

Quem tem direito ao décimo terceiro salário do INSS?

Todos os beneficiários da Previdência Social, com exceção de quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Portanto, recebem o 13° salário do INSS os aposentados e pensionistas. Igualmente, quem recebe auxílio-doença, reclusão e acidentário.

Com relação ao salário-maternidade, quem paga o décimo terceiro é o empregador. Assim, a liberação dos valores ocorre na época própria dos trabalhadores (até 20 de dezembro).

Dessa maneira, o INSS restitui sua parte do 13° salário ao empregador, que paga o restante. Somente no caso das desempregadas é que o pagamento ocorre agora (entre abril e junho) e é feito pela Previdência.

Franquias BARATAS E LUCRATIVAS para empreender AGORA

O mercado de franquias no Brasil é extremamente vasto e conta com centenas de oportunidades disponíveis para quem quer abrir um negócio e ser o seu próprio ‘patrão’.

Muitas das redes são famosas e outras nem tanto. Mas independentemente dessa situação, é totalmente possível em todas elas obter uma lucratividade satisfatória.

E nesse contexto, o que não se pode deixar de lado são as redes que requerem investimentos consideravelmente baixos e, que, por sua vez, estão em expansão no mercado.

No vídeo de hoje explicamos um pouco mais sobre o negócio de franquias e listamos algumas das mais baratas no país. Acompanhe!

 

Carregando comentários aguarde...
...
...