O que você vai saber!
Aposentado pode receber pensão por morte do cônjuge? Esse é um benefício que se volta aos dependentes financeiros de trabalhador ou pessoa que recebia aposentadoria e que veio a falecer. Dessa forma, seria possível acumular dois benefícios previdenciários? Confira hoje (13/10) as respostas para essas perguntas.
Aposentado pode receber pensão por morte do cônjuge, veja como funciona
Sim, é possível acumular aposentadoria com a pensão do INSS. Ou seja, quem já recebe a primeira pode se tornar um pensionista do companheiro ou cônjuge que venha a falecer. Esse é um acúmulo de benefícios, afinal, que a Previdência Social permite.

Além disso, quem é pensionista também pode se aposentar sem que deixe de receber a pensão. Contudo, o que ocorre em ambos os casos (de acúmulo de aposentadoria com pensão e vice-versa) é a limitação do valor dos benefícios. Isso somente acontece quando um dos valores for superior a um salário mínimo (R$ 1.100).
Como pedir pensão por morte de cônjuge para aposentado?
Quem está nessa situação pode requerer o pagamento do benefício do INSS de forma simples e rápida. Afinal, o requerimento de pensão por morte ocorre pela internet. Para isso, então, deve-se seguir esse passo a passo simples:
- Primeiramente, acesse o Meu INSS (aplicativo ou pelo site);
- Então, faça login com CPF e senha;
- Logo depois, selecione na tela inicial “Agendamentos/Solicitações” > “Novo Requerimento”;
- Encontre a alternativa de pensão por morte e clique em “Atualizar”, conferindo seus dados e depois avançando;
- Preencha as informações em tela, por fim, e solicite o pedido de pensão por morte de cônjuge para aposentado.
Quem ainda não tem cadastro no Meu INSS pode fazê-lo rapidamente e sem problemas. Para isso, na tela de login, clique em “Cadastre-se”. Depois, preencha uma série de informações pessoais e de vínculos de trabalho, conforme as instruções em tela.