Aposentado tem direito ao PIS/Pasep?

Quem já se aposentou pode receber benefício, confira

Anúncio


Aposentado tem direito ao PIS/Pasep? Veja hoje, 21 de fevereiro, se quem recebe aposentadoria pode receber o abono salarial que está em pagamento agora.

O abono se volta aos trabalhadores de baixa renda. Assim, anualmente ele paga até 1 salário mínimo de bônus, a depender de quanto tempo o cidadão prestou serviço.

Aliás, ele é pago tanto aos servidores públicos quanto aos trabalhadores da iniciativa privada. Enquanto o Pasep se volta aos primeiros, o PIS beneficia os demais.

Aposentado tem direito ao PIS/Pasep?

Aposentado tem direito ao PIS Pasep
Aposentado tem direito ao PIS/Pasep? – Foto: Canva

Sim, mas depende do caso. Afinal, a aposentadoria, por si só, não gera direito ao abono salarial dos trabalhadores aos aposentados.

Como brevemente dito acima, o pagamento do PIS/Pasep tem natureza trabalhista. Ainda, o valor pago depende do tempo de trabalho no ano-base.

Continua depois da publicidade

Por isso, a princípio quem recebe aposentadoria não teria direito ao abono. Contudo, existem situações que são exceção e podem garantir o direito do PIS/Pasep ao aposentado.

Continua depois da publicidade

São eles: trabalho no ano-base do pagamento do abono; prestação de serviços formais simultaneamente à aposentadoria; ausência de saque do abono dos anos anteriores.

Trabalho no ano-base de pagamento

Primeiramente, o aposentado tem direito ao PIS/Pasep quando tiver prestado serviços formais no ano-base do abono, que é sempre de anos anteriores.

Por exemplo, neste ano o pagamento se baseia no ano de 2020. Dessa maneira, quem se encaixa nas regras do abono neste ano pode receber.

Isto é, caso o aposentado ainda trabalhasse em 2020, pode receber o benefício. Para isso deve ter mantido vínculo de emprego por ao menos 30 dias. Igualmente, ter remuneração correspondente a até 2 salários mínimos.

Aposentado que ainda trabalha tem direito ao PIS/Pasep

Ainda, caso o cidadão receba aposentadoria e ainda preste serviços formais, pode receber o valor do abono. Contudo, novamente deve se enquadrar nas regras conforme o ano-base de pagamento.

Aqui cabe ressaltar que o valor da aposentadoria não influencia sobre o abono. Basta que o trabalhador receba, por fins salariais, até 2 salários-mínimos.

Ausência de saque do abono salarial dos anos anteriores

Ainda, quem tinha direito ao abono nos anos anteriores e não o sacou pode resgatá-lo agora. Nesse caso, então, é possível sacar o valor de até 5 anos anteriores.

Por isso, caso o aposentado tinha direito ao PIS/Pasep de 2017 para frente mas não o sacou pode sacar agora e garantir a grana extra.

8 conselhos bíblicos que podem dar rumo às suas finanças pessoais

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas.

No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...