Benefício do INSS atrasado garante pagamento retroativo e com juros

Previdência Social possui prazos específicos para análise e concessão de benefícios

Anúncio


A fila previdenciária hoje acumula milhões de pedidos; com isso, muitos beneficiários. Por isso, o INSS atrasado é uma realidade para muita gente. Veja hoje, 03 de março, o que acontece nesses casos.

O INSS possui prazos específicos para a análise de cada tipo de pedido. Dessa maneira, alguns possuem 45 dias para análise e concessão; outros, 90 dias.

Independentemente do prazo, é comum que haja atraso. E nessa hipótese a lei traz garantias aos beneficiários que requereram e aguardam as concessões e pagamentos.

INSS atrasado: O que acontece?

INSS atrasado
Benefício do INSS atrasado garante pagamento retroativo e com juros – Foto: Canva

Como dito brevemente, o INSS possui prazos específicos para análise e pagamento dos auxílios. Todavia, o órgão acumulava em novembro de 2021 1,8 milhões de pedidos em espera.

Essa grande demanda, então, acaba por atrapalhar e atrasar a análise e a resposta da Previdência Social aos solicitantes. Estes, então, ficam à deriva aguardando a renda previdenciária.

Continua depois da publicidade

Nessas hipóteses a lei garante aos beneficiários o pagamento do INSS atrasado e com juros quando da concessão.

Continua depois da publicidade

Em outras palavras, há pagamento retroativo. Por exemplo, quem pediu em agosto de 2021 e somente recebeu resposta positiva em março de 2022 recebe os benefícios aos quais teria direito desde a data de solicitação.

Nesse exemplo específico, então, o beneficiário teria direito, no primeiro pagamento, ao recebimento de 7 parcelas. Todas elas terão correção monetária e adição de juros.

O que fazer em caso de INSS atrasado?

Aqui é possível tanto esperar o desenrolar natural do procedimento quanto entrar com uma ação, na Justiça Federal, requerendo resposta imediata do INSS quanto ao pedido.

Afinal, nessa hipótese o órgão já descumpriu com o prazo que possuía. Portanto, deve apresentar resposta, seja ela positiva ou não.

Quais são os prazos do INSS para analisar benefícios?

Como dito anteriormente, cada tipo de benefício possui um prazo específico. Por isso, considera-se o INSS atrasado em diferentes períodos de acordo com cada pedido. Veja quais são:

  • Aposentadoria: 3 meses;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente: 45 dias após a perícia médica;
  • Auxílio-doença: 45 dias após a perícia médica;
  • Salário-maternidade: 30 dias;
  • Pensão por morte: 60 dias.

MORAR NOS EUA? Em entrevista brasileiro MANDA REAL SOBRE SAÚDE, EMPREGO, VISTO e muito mais

Por ser referência como maior potência econômica do mundo, é comum pessoas do mundo todo migrarem para os Estados Unidos.

Entre os brasileiros, claro, essa também sempre foi uma tendência. Mas para aproveitar as oportunidades e viver o “sonho americano” da melhor forma, é preciso uma boa adaptação.

Quando trata-se de um lugar completamente novo, vale a pena procurar fazer uma leitura do contexto para, assim, evitar futuros problemas.

É fundamental saber como sobreviver e conviver com outros moradores desse país, uma vez que questões culturais são diferentes da nossa.

Veja o vídeo e saiba a real sobre saúde, emprego, visto americano e muito mais.

Carregando comentários aguarde...
...
...