Como acessar CTPS Digital? Aprenda passo a passo

Tenha em mãos os dados sobre vínculos e registros trabalhistas

Anúncio


Quer acompanhar seus dados e registros trabalhistas de perto? Veja, então, como acessar a CTPS Digital. Hoje, 04 de dezembro, confira o passo a passo de como tê-la à palma da mão.

A CTPS Digital nada mais é do que a Carteira de Trabalho e Previdência Social. Ela já existe há alguns anos e, atualmente, é a forma oficial de realização de registros.

Aliás, a versão física entrou em desuso. Ou seja, não há mais emissão do documento físico ou registros naqueles que já existiam.

Portanto, tanto quem já tinha vínculos de emprego quanto quem entra no mercado de trabalho agora precisa obter a carteira digital. O processo, contudo, é bem simples.

Como acessar a CTPS Digital?

Como acessar CTPS Digital
Como acessar CTPS Digital? Aprenda passo a passo – Foto: Canva

O processo é o mesmo tanto para quem já tem registros de vínculo de emprego quanto para quem está entrando no mercado de trabalho agora.

Continua depois da publicidade

Ele ocorre pelo site Gov.br e, depois, pelo aplicativo da carteira de trabalho. Porém, todo o processo é online e não há qualquer necessidade de atendimento presencial.

Continua depois da publicidade

Passo a passo para acessar a CTPS Digital

Veja todos os passos para acessar a carteira de trabalho digital:

  • Acesse o site acesso.gov.br;
  • Clique em “Criar sua conta” (ou acesse-a com seu login e senha, caso já tenha);
  • Para criar uma conta, preencha o formulário que aparecerá em tela e informe todos os dados necessários;
  • Logo depois escolha uma forma de ativação do documento. Assim, pode escolher entre mensagem SMS ou por e-mail. Isso serve para garantir a segurança do procedimento;
  • Aguarde o recebimento da mensagem ou do e-mail, conforme escolha feita, e clique no link que estará nele;
  • Cadastre um login e uma senha e ative a conta;
  • Então, para acessar a CTPS Digital, baixe, instale e abra o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  • Faça login conforme o cadastro recém feito e, depois, responda uma série de perguntas na tela do app. Confira seus dados (pessoais e de vínculo de trabalho já existentes, caso houver) e confirme.

Dessa forma, você poderá acompanhar todas as anotações importantes de trabalho ao acessar a CTPS Digital. Dentre eles estão vínculo de emprego, férias e alterações salariais.

Aliás, caso você encontre alguma inconsistência, não se preocupe. É possível indicar isso pelo próprio app. Ainda, as informações estão em constante revisão, de forma que devem ser atualizadas e corrigidas em breve.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina.

Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...