Conseguir advogado gratuito na OAB é possível; descubra se você tem direito

Existem algumas formas de obter essa assistência gratuitamente. Uma delas é junto à Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB. Outras incluem a defensoria pública e também os núcleos jurídicos universitários.

Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Curitiba, 06 de abril de 2022 – Você sabia que é possível conseguir advogado gratuito na OAB? Hoje o Guia do Ex-Negativado ensina você como buscar assistência jurídica gratuita. Com isso, tenha acesso aos seus direitos mesmo que não tenha dinheiro para contratar um advogado.

Existem algumas formas de obter essa assistência gratuitamente. Uma delas é junto à Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB. Outras incluem a defensoria pública e também os núcleos jurídicos universitários.

Portanto, eles ajudam a população a ter acesso aos serviços jurídicos tais como aconselhamento, dúvidas e também para atuação em processos. Abaixo, então, veja como cada um deles funciona.

Como conseguir advogado gratuito na OAB?

Desde 2015 o Estatuto da OAB prevê expressamente a possibilidade de que advogados atuem gratuitamente em favor de instituições sem fins lucrativos e de pessoas com baixa renda.

Com isso, permite a advocacia pro bono, que corresponde à atividade voluntária do advogado em favor de outra pessoa sem condições financeiras para contratá-lo.

Continua depois da publicidade

Assim, para conseguir um advogado gratuito na OAB basta ir até a sessão da Ordem mais próxima de você. Ao fazê-lo, então, tenha em mãos documentos de identificação, bem como de renda.

Continua depois da publicidade

Com isso, a Ordem dos Advogados analisa suas condições e necessidades e, também, encaminha sua solicitação para um advogado que preste serviços pro bono pela instituição.

Conseguir advogado gratuito na OAB
Conseguir advogado gratuito na OAB / Fonte: Canva Pro

Outras formas de conseguir advogado gratuito

Como dito brevemente, existem outras formas de conseguir assistência jurídica sem gastar. Primeiramente, existem as Defensorias Públicas. Elas são previstas em lei e prestam serviços gratuitos. Cada estado, então, possui a sua.

Contudo, saiba que as filas costumam ser longas e demoradas. Assim, casos mais urgentes – como é o caso dos que envolvem violência doméstica – têm prioridade.

Além disso, as defensorias públicas não agem em ações trabalhistas ou previdenciárias. Nesses casos é necessário buscar auxílio em outro lugar.

Outra opção, então, para conseguir advogado gratuito é pelos núcleos jurídicos das universidades. Ali você consegue orientação jurídica e encaminhamento de ações.

Esse serviço existe tanto em universidades públicas quanto nas privadas. Dessa forma, contate a instituição mais próxima de você e se informe quanto aos atendimentos e serviços.

Franquias BARATAS E LUCRATIVAS para empreender AGORA

O mercado de franquias no Brasil é extremamente vasto e conta com centenas de oportunidades disponíveis para quem quer abrir um negócio e ser o seu próprio ‘patrão’.

Muitas das redes são famosas e outras nem tanto. Mas independentemente dessa situação, é totalmente possível em todas elas obter uma lucratividade satisfatória.

E nesse contexto, o que não se pode deixar de lado são as redes que requerem investimentos consideravelmente baixos e, que, por sua vez, estão em expansão no mercado.

No vídeo de hoje explicamos um pouco mais sobre o negócio de franquias e listamos algumas das mais baratas no país. Acompanhe!

Carregando comentários aguarde...
...
...