Como conseguir atestado médico online? Entenda como funciona

Telemedicina digitaliza consulta e documentos

Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Curitiba, 05 de abril de 2022 – A telemedicina tornou possível conseguir atestado médico online. Com isso, facilita a relação entre o médico e o paciente e diminui a burocracia na obtenção de documentos. Confira com o Guia do Ex-Negativado como funciona e como obter a documentação.

O atesto médico é importante para justificar a ausência no trabalho, bem como em atividades estudantis. Assim, ele é capaz de abonar a falta, de modo que ela não gera consequências negativas.

Como conseguir atestado médico online?

Para isso é necessário contatar seu médico ou dentista para requerer o documento. Ele é válido tanto para consultas presenciais quanto para as que são feitas online.

Dessa forma, não é o paciente que deve emitir o documento. Ele deve requerê-lo ao profissional da saúde que, então, envia-o por e-mail, mensagem SMS ou mesmo pelo WhatsApp.

Depois de conseguir o atestado médico online o paciente deve validar o atestado no Validador de Assinaturas Eletrônicas em Documentos Digitais de Saúde.  Veja o passo a passo:

Continua depois da publicidade
  • Entre no validador;
  • Depois, clique no documento correspondente (Prescrição, Atestado, Solicitação de Exame ou Relatório/Laudo);
  • Em seguida, escolha entre fazer a leitura do QR Code do documento ou em anexá-lo em PDF;
  • Por fim, faça a validação.

Com isso, é possível conferir a validade de assinatura e do documento. Dessa forma, resta ao trabalhador compartilhar o documento digital com a empresa para abonar a falta.

Continua depois da publicidade

O empregador também pode conferir a validade do atestado pelo mesmo portal, seguindo os mesmos passos.

Conseguir atestado médico online
Conseguir atestado médico online / Fonte: Canva Pro

Saiba mais sobre o atestado médico online

O surgimento desse documento ocorreu em março de 2020. À época houve a publicação da Portaria 467/2020 do Ministério da Saúde. Ela, então, previa o uso da Telemedicina.

Ou seja, normatizou a prática da medicina à distância, online. Dessa maneira, trouxe previsões sobre consultas online, bem como documentos que delas decorrem.

Assim, oficializou-se o uso de atestado médico e receitas médicas online. Agora, então, basta que o paciente compartilhe o documento com o farmacêutico, empresa ou com quem quiser.

Isso facilita tanto a compra de remédios quanto à prestação de atendimento médico. Igualmente, diminui a burocracia típica das documentações do tipo.

Tanto para o atestado médico online quanto para os demais documentos o médico ou profissional da saúde deve emitir assinatura digital com o certificado ICP-Brasil. Dessa forma, garante-se a validade dos documentos e a possibilidade de validá-los online.

Franquias BARATAS E LUCRATIVAS para empreender AGORA

O mercado de franquias no Brasil é extremamente vasto e conta com centenas de oportunidades disponíveis para quem quer abrir um negócio e ser o seu próprio ‘patrão’.

Muitas das redes são famosas e outras nem tanto. Mas independentemente dessa situação, é totalmente possível em todas elas obter uma lucratividade satisfatória.

E nesse contexto, o que não se pode deixar de lado são as redes que requerem investimentos consideravelmente baixos e, que, por sua vez, estão em expansão no mercado.

No vídeo de hoje explicamos um pouco mais sobre o negócio de franquias e listamos algumas das mais baratas no país. Acompanhe!

Carregando comentários aguarde...
...
...