Como consultar resultado da perícia INSS? Confira o passo a passo

Resultado da perícia sai no mesmo dia, veja como funciona

Anúncio


Curitiba, 29 de março de 2022 – É possível consultar o resultado da perícia do INSS sem sair de casa, pelo computador ou celular. Aprenda com o  Guia do Ex-Negativado o passo a passo para ver a conclusão pericial.

A perícia é necessária apenas em benefícios que envolvem condições de saúde incapacitantes ao trabalho. Ou seja, auxílio doença (incapacidade temporária) e acidentário.

Igualmente, para a aposentadoria por invalidez, que nada mais é do que o benefício por incapacidade não temporária, definitiva.

Como consultar resultado da perícia do INSS?

Segundo a Folha de S. Paulo,  basta acessar o Meu INSS (site ou aplicativo) e fazer login com a senha. Então, basta clicar na barra de pesquisa e escrever “Resultado”. Assim, clique sobre a opção “Resultado de Benefício por Incapacidade”.

Ou, ainda, na tela inicial clique em “Outros Serviços” e depois entrar na opção do resultado. Assim, é possível saber se o perito reconheceu ou não o direito do cidadão ao benefício do INSS.

Continua depois da publicidade

Qual é o prazo para sair o resultado da perícia do INSS?

consultar resultado da perícia INSS
Como consultar resultado da perícia INSS? Confira o passo a passo – Foto: Canva

Atualmente o resultado da perícia fica disponível até as 21 horas do mesmo dia em que ela ocorreu. Além disso, é possível ter acesso às anotações do médico perito.

Continua depois da publicidade

Isto é, às justificativas que ele apresentou tanto para negar o pedido ou, então, para a concessão dele ao reconhecer condição incapacitante de trabalho.

Após a perícia qual é o prazo para resposta ao pedido de benefício?

A lei determina que o INSS possui 45 dias para dar resposta ao benefício. Quando ele for aprovado essa informação ficará disponível na tela inicial do app Meu INSS.

Ainda, ao informar a concessão do benefício o INSS também indica a data de pagamento, bem como o valor ao qual o beneficiário terá direito.

Perícia ou resultado atrasou: O que fazer?

Nesse caso é possível entrar com uma ação contra o INSS, perante a Justiça Federal. Afinal, ele deve cumprir com os seus prazos, uma vez que o cidadão depende do benefício para seu sustento enquanto se mantiver afastado do trabalho por incapacidade de desenvolvê-lo.

5 ideias de negócios com até R$ 1 mil: VEJA COMO EMPREENDER COM POUCO DINHEIRO e tenha renda agora

Em meio à crise econômica enfrentada pelo país, é comum a busca por formas de garantir a renda mensal ou mesmo, quem sabe, conquistar a sonhada independência financeira.

Hoje mostraremos que existem muitas ideias que podem promover lucro aos empreendedores iniciantes. Tudo isso, então, mesmo sem precisar gastar muito.

Com um bom conhecimento sobre o negócio que você escolher, aliado à disciplina e estratégia, é totalmente possível obter bons resultados, acredite!

Vale também destacar que as redes sociais podem ser uma parceira e tanto para os empreendedores que almejam se destacar. Portanto, confira o vídeo e veja algumas possibilidades que preparamos para hoje.

Carregando comentários aguarde...
...
...