Como funciona o seguro-desemprego? Tire suas dúvidas aqui

Benefício garante entre 3 e 5 parcelas a quem perdeu o emprego

Anúncio


Saber como funciona o seguro-desemprego é essencial para saber o que fazer em momentos delicados, como aqueles em que se perde o emprego. Portanto, hoje, 12 de abril, o Guia do Ex-Negativado tira todas as suas dúvidas.

Esse é um auxílio para os trabalhadores formais que se encontram em situação de desemprego. Assim, abarca desde os trabalhadores urbanos aos rurais e domésticos.

Ainda, o jovem aprendiz, em geral, não recebe o benefício. Contudo, caso o fim do emprego se dê por falência da empresa, aí sim poderá receber o benefício. Abaixo conheça as regras, valores e períodos de pagamento.

Como funciona o seguro-desemprego?

O benefício funciona como um auxílio para quem fica sem emprego. Com isso, busca garantir o sustento do cidadão e de sua família enquanto ele busca se enquadrar novamente no mercado de trabalho.

Quem pode pedir o seguro-desemprego?

Existem algumas regras bem específicas que definem quem pode ou não requerer o seguro e recebê-lo. Portanto, somente quem as preenche tem direito a ele.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, é necessário que o fim do contrato tenha se dado por dispensa sem justa causa. Outras formas de rompimento, como pedido de demissão ou fim do contrato por tempo determinado não dão o direito.

Continua depois da publicidade

Igualmente, o trabalhador não pode ter outro tipo de renda. Por exemplo, não pode ter sociedade em empresa que tenha lucro ou outro emprego com carteira assinada.

Por fim, o seguro-desemprego somente é pago para quem preencher o requisito de tempo de trabalho antes de pedi-lo. Esse período varia de acordo com a existência ou não de requerimentos anteriores, veja:

  • 1° pedido: pelo menos 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses;
  • 2°: 9 meses de trabalho dentro dos últimos 12 meses;
  • 3° e seguintes: 6 meses de serviço no último semestre imediatamente anterior ao pedido.

Quantas são as parcelas do seguro-desemprego?

É possível receber entre 3 e 5 parcelas do benefício. Isso dependerá do tempo de trabalho antes do requerimento, com exceção dos trabalhadores domésticos, que sempre recebem 3 parcelas.

Aos demais, então, aplica-se essa relação entre tempo de trabalho e número de parcelas:

  • 6 a 11 meses de trabalho: 3 parcelas;
  • 12 a 23 meses: 4 parcelas;
  • 24 meses ou mais: 5 parcelas.

Qual é o valor do seguro-desemprego 2022?

O piso do benefício é de R$ 1.212, um salário-mínimo. Já o teto do seguro é de R$ 2.106,08, sendo o maior valor pago.

Como funciona o seguro-desemprego
Como funciona o seguro-desemprego / Fonte: Canva Pro

Como pedir o seguro após ser demitido?

Primeiramente é necessário reunir os documentos cruciais para o pedido, confira quais são:

  • Guias do seguro-desemprego, entregues pelo empregador;
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • TRCT (Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho);
  • 3 últimos holerites/contracheques;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de identidade;
  • Cartão PIS/Pasep.

Depois, então, basta entrar no site Gov.br/trabalho, fazer login e clicar em “Requerer seguro-desemprego” > “Solicitar seguro”. Preencha os campos do formulário, informe os números da guia entregue pelo empregador e encaminhe o pedido.

O benefício começa a ser pago em 30 dias, caso haja aprovação. Seu pagamento pode ser diretamente em conta corrente ou, então, pelo Caixa Tem.

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

O sonho de muitos brasileiros é conhecer novas regiões. Entretanto, a maioria não consegue realizá-lo pelos altos valores, especialmente agora com inflação nas alturas.

No entanto, é importante ressaltar que a construção de um bom planejamento envolvendo hospedagem, alimentação e transporte, pode ser a solução pra muita gente!

Com esse planejamento em vista, e, claro, com uma boa escolha por regiões com preços mais acessíveis, o plano de fazer aquela sonhada viagem pode sair do papel.

No vídeo que preparamos, damos dicas vitais para quem quer economizar, e elencamos lugares exuberantes dentro do território nacional. Dessa forma, clique e confira!

Carregando comentários aguarde...
...
...