Como habilitar o PIS na Carteira Digital?

Pagamento do abono começa em fevereiro

Anúncio


Na última sexta (21) houve liberação da consulta ao abono salarial pelo app Carteira de Trabalho Digital. Porém, muitos se depararam com “PIS não habilitado”. Veja hoje, 28 de janeiro, como habilitar o PIS.

O pagamento do abono está próximo, uma vez que se inicia em fevereiro e se encerra em março, quando todos os beneficiários já terão recebido o valor.

Têm direito ao abono tanto os trabalhadores da iniciativa privada, que recebem o PIS, quanto os servidores públicos, a quem se destina o Pasep.

Como habilitar o PIS na Carteira de Trabalho Digital?

Infelizmente, não há como habilitá-lo. Ou seja, a mensagem é tão somente informativa, não sendo qualquer tipo de chamado para uma ação do trabalhador.

Dessa maneira, quando há indicação de que não houve habilitação do PIS, isso somente significa que o trabalhador não tem direito a receber o abono em 2022.

Continua depois da publicidade

Embora não seja possível habilitar o PIS no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, é possível entender porque não há direito ao benefício. Afinal, ele segue regras rígidas que se repetem ano a ano.

Continua depois da publicidade

Não consigo habilitar o PIS, o que aconteceu?

Pois bem, a não habilitação ao abono indica que não houve o preenchimento dos requisitos para receber o PIS ou o Pasep.

Como habilitar o PIS
Veja o que pode ter impedido de habilitar o PIS – Foto: Canva

Como o ano-base de pagamento, agora, é 2020, é o vínculo de emprego deste ano que determina o direito ou não ao abono. Assim, para receber o PIS/Pasep o trabalhador deve ter, em 2020:

  • Mantido vínculo de emprego com carteira assinada por ao menos 30 dias;
  • Recebido salário de até 2 salários mínimos (R$ 2.424);
  • Ao menos 5 anos de inscrição no PIS/Pasep.

Em caso contrário, não é possível habilitar o PIS. Além disso, também é necessário que o trabalhador conste na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Ela é entregue pelo empregador.

Como consultar a RAIS?

Caso você preencha os requisitos acima, então, resta consultar a relação entregue pelo empregador. Para isso, acesse o site de consulta ao trabalhador; depois, preencha seu PIS e consulte.

Assim, aparecerá em tela a situação do abono. Deve constar como “Entregue” e, ao lado, ter a data da entrega. Caso não conste a entrega, contate o empregador para se informar do que houve e corrigir a informação.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: seja esperto e ache os melhores CARTÕES DE CRÉDITO (Sem crise no bolso)

Se tem uma forma de pagamento que pode ser uma verdadeira aliada nas finanças é o cartão de crédito.

Isso porque ele facilita o dia a dia, oferece melhores condições de parcelamento e, também, pode garantir algumas outras vantagens na utilização.

No entanto, também pode ser um verdadeiro problema quando usado de forma desenfreada.

Não importa qual a sua renda, viver de acordo com a sua realidade financeira certamente vai te ajudar a honrar com as contas e, de quebra, ter aquele pé de meia.

Portanto, é importante não se enrolar no uso do cartão de crédito, na falsa ilusão do que ele supostamente pode proporcionar. Não acredite que ter crédito é ter dinheiro.

Não é bem assim que as coisas funcionam. Saiba mais no vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...