Como pagar INSS atrasado? Confira o passo a passo

Contribuintes individuais e facultativos podem recolher os valores em atraso

Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Como pagar INSS atrasado? Quem perdeu os prazos para recolher as contribuições à Previdência Social ainda pode regularizar a situação. Confira como hoje, 17 de fevereiro.

O recolhimento dos valores em atraso é uma alternativa tanto para os contribuintes facultativos (sem atividade remunerada) quanto aos individuais (autônomos e MEI).

A regularização dos pagamentos, aliás, ocorre pela internet. Por isso, é bem fácil de fazê-la em poucos passos e minutos.

Como pagar INSS atrasado?

Como pagar INSS atrasado
Como pagar INSS atrasado? Confira o passo a passo – Foto: Canva

Primeiramente, saiba que o recolhimento em atraso é diferente para os dois grupos. Isto é, para os contribuintes facultativos e para os individuais.

No caso dos primeiros, que não possuem fonte de renda, o pagamento em atraso somente ocorre caso não tenham transcorrido 6 meses da data original da contribuição.

Continua depois da publicidade

Já os contribuintes individuais têm prazo maior de atraso. No caso deles é possível pagar INSS atrasado de 5 anos ou mais em atraso.

Continua depois da publicidade

Para pagamentos até 5 anos de atraso, desde que haja o registro do contribuinte em uma categoria ou atividade no INSS. não há necessidade de comprovar o trabalho.

Por outro lado, caso não haja registro ou o atraso seja maior do que 5 anos, então é necessário comprovar o trabalho. Isto é, a renda que originou a contribuição.

Passo a passo de como pagar INSS atrasado

Feitas as ressalvas acima quanto ao tempo de atraso no recolhimento das contribuições, vejamos o passo a passo de como quitar as parcelas:

  • Acesse o Sistema de Acréscimos Legais da Receita Federal;
  • Logo depois, escolha a opção em tela com base no dia em que você passou a contribuir ao INSS;
  • Então, escolha a categoria de contribuinte (facultativo, individual, especial ou doméstico);
  • Digite seu número PIS/Pasep, depois o código de validação e clique em “Confirmar” para pagar o INSS atrasado;
  • Na sequência, confira seus dados pessoais, confirme e preencha os dados referentes ao mês (ou meses) que estão em atraso, bem como a remuneração correspondente ao período (caso haja);
  • Por fim, preencha o código de contribuição, confira os dados, gere a GPS para então pagar o INSS atrasado.

Aprenda CONSULTAR SEU CPF no SPC e Serasa [Grátis] e AUMENTAR SCORE de crédito

Como aumentar o score? Como consultar o SPC e Serasa grátis? Cadastro Positivo é bom ou ruim? Essas perguntas são comuns na internet.

O score de crédito é fundamental para qualquer consumidor, pois ele é um dos fatores que mais influenciam nas análises feitas por bancos e instituições financeiras, quando, por exemplo, uma solicitação de empréstimo ou cartão de crédito é feita.

Em relação à consulta do CPF ao SPC e Serasa, ela pode sim ser feita gratuitamente. No vídeo você tem todos os detalhes sobre o assunto.

Ainda no vídeo você entende mais sobre o Cadastro Positivo e sua supostamente influencia na vida de um consumidor.

Carregando comentários aguarde...
...
...